Pode parecer um terrível clichê, mas os acessórios que remetem a elementos românticos estão marcando presença no streetwear e nas passarelas. Com o Dia dos Namorados se aproximando, nunca foi tão visível referências que remetem a aura do dia, como corações, flores e tons de vermelho e rosa – elementos com twists divertidos que trazem um novo ar para o visual.
Atravessamos uma era que enxerga o romance com outros olhos, em que “situationships” (relacionamentos que não tem uma definição exata), as peculiaridades do amor moderno e as dificuldades da vida conectada afetam como nos relacionamos. Neste cenário, o coração pode não estar aberto para uma nova paixão – mas, com certeza, algumas inspirações com este formato são irresistíveis.
A Bazaar fez uma seleção de acessórios apaixonantes para quem não resiste a um bom tema. De bolsas apresentadas nas últimas temporadas internacionais a lançamentos especiais para o Dia dos Namorados, veja opções para se jogar na tendência:
Carregando o coração na mão
Bolsas com formatos inusitados ganham cada vez mais espaço no mercado de luxo, como as pérolas de Simone Rocha, o pombo de JW Anderson e uma queridinha que combina perfeitamente com o Dia dos Namorados: a bolsa em formato de coração da Alaïa. Batizada de “Le Cœur”, a criação de Pieter Mulier, diretor criativo da label, reproduz o símbolo do amor em couro e metal.
A Coperni também tem dominado alguns virais nas redes sociais. Depois da rara bolsa de vidro, desta vez, uma tote bag em formato de coração conquistou o interesse das fashionistas. Por não ser rígida, a peça pode ser facilmente usada embaixo do braço, como uma adição divertida para o dia a dia.
Se você não abre mão das silhuetas clássicas, mas não quer ficar de fora da tendência, a Gucci lançou recentemente uma bolsa da família GG Marmont. Exclusiva para o Dia dos Namorados no Brasil, a peça ganha uma estampa floral e, no interior, uma sinalização que reforça a exclusividade da coleção “Gucci Valentine’s Day Brazil”, com edição limitada para a data.
Andando nas nuvens
Os sapatos com saltos surrealistas e divertidos já marcaram a direção criativa de Jonathan Anderson na Loewe. O estilista já fez sandálias de balões, pincéis de maquiagem e, até mesmo, esmaltes que substituem os saltos. A Bazaar ama o modelo em forma de rosa vermelha, um dos principais clichês da data, mas que, inegavelmente, tem ares românticos sem esforços.
Não podíamos deixar de fora, é claro, um belo scarpin de coração, como o modelo apresentado na temporada de inverno 2023 da Alaïa. Na peça, o vinil adiciona um twist sensual, para arrematar o visual.
Para quem não abre mão de sapatos baixos, a Converse relança alguns modelos tradicionais, como Chuck Taylor All Star e Chuck 70, com novas roupagens. Especialmente para o Dia dos Namorados, tons de vermelho e detalhes de coração são o combo perfeito para a comemoração.
Dourado ou prateado?
Joias e bijuterias sempre foram grandes armas secretas de styling. Se você gosta da ideia de mergulhar no tema do Dia dos Namorados, acessórios como colares, brincos e pulseiras são a forma mais fácil de se comprometer com a tendência – e com mais possibilidades de serem usados muitas vezes depois.
Os colares de coração estão virando uma peça difícil de resistir. O modelo com pingente da Saint Laurent, por exemplo, foi um sucesso no streetwear desde o seu lançamento.
Em contrapartida, para um visual mais delicado com um toque discreto, o broche em formato de alfinete com pingente de coração em ouro rosé da Neriage é uma boa pedida. Outra opção são os brincos “Heart Mono”, da Ami Paris por Alexandre Mattiussi, que seguem essa mesma estética: dourado e delicado com um leque de oportunidades de combinações.
Quer se jogar de cabeça nas joias com esta temática? As grandes estrelas são os brincos de mola “Una”, da Swarovski. Na peça, os icônicos cisnes da marca formam um grande coração cravejado de cristais rosas. Não tem como ficar mais apaixonante para o Dia dos Namorados do que isso.