Sair da cidade e buscar novos horizontes permite às crianças a oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecer comidas diferentes, explorar paisagens desconhecidas e proporcionar uma sensação de aventura. Além disso, durante a trip, as crianças são expostas a uma variedade de estímulos sensoriais, como cheiros, sons e sabores distintos, estimulando o desenvolvimento e criando muitas memórias afetivas. Que tal aproveitar as férias para construir bons momentos com quem se ama?
Saindo de São Paulo
Holambra
O Circuito das Águas é um destino ideal para quem deseja explorar o interior de São Paulo. Localizado a aproximadamente 127 quilômetros da capital, ele é composto por nove encantadoras cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Esse tour é perfeito para ir em família, e oferece opções para todas as idades e interesses, garantindo um passeio inesquecível. Em Águas de Lindóia, é possível desfrutar de banhos termais e relaxar em parques aquáticos. Amparo é conhecida por sua arquitetura histórica e praças arborizadas. Em Holambra, as crianças adoram os lindos campos de flores e visitar o Parque Municipal Cidade da Criança, que conta com lago, parquinho, pistas de caminhada e de skate, academia ao ar livre e restaurante. Jaguariúna é famosa pelo passeio de Maria Fumaça e pelos muitos parques dedicados aos esportes náuticos – o Naga Cable Park oferece, para crianças a partir de 8 anos, estrutura de qualidade para a prática de esportes radicais e diversão na água com brinquedos infláveis. Lindóia é um destino mais tranquilo com suas belas paisagens naturais. Monte Alegre do Sul encanta com cachoeiras e trilhas para caminhadas. Pedreira é conhecida por suas cerâmicas e artesanatos. Serra Negra tem roteiro dedicado às compras e à diversão. Por fim, Socorro é o destino perfeito para os aventureiros, com atividades como rafting e tirolesa.
Brotas
Destino certo para crianças cheias de energia, Brotas se destaca pelas belas cachoeiras, trilhas e atividades radicais. Mas se engana que somente as crianças mais velhas vão se animar com a viagem, existe uma porção de coisas dedicadas aos pequenos. Enquanto os mais velhos podem curtir a emoção do rafting e da tirolesa, a turma a partir de 3 anos vai adorar se refrescar nas águas cristalinas e brincar nos parques aquáticos. A cidade também oferece diversas opções de hospedagem e de restaurantes que são ideais para receber os visitantes mirins.
Olímpia

Therma dos Laranjais, em Olímpia/ Foto Divulgação
Outra cidade do interior de São Paulo que caiu nas graças das famílias foi Olímpia, e o motivo é fácil de entender – os parques aquáticos com águas naturalmente aquecidas e a temperatura média agradável (de 24,5°C) em qualquer época tornam o destino atrativo de janeiro a janeiro. A distância de quase 450 quilômetros de São Paulo é o único obstáculo para quem quer curtir os famosos parques da região, como Thermas dos Laranjais, Hot Beach e o Parque dos Dinossauros.
Ubatuba

Projeto Tamar, em Ubatuba/ Foto Pixabay
Para quem ama o litoral paulista, mesmo no inverno, a dica é Ubatuba. Há 220 quilômetros de São Paulo, a cidade conta com mais de 100 praias, e natureza exuberante, pronta para encantar quem quer explorar tanto dentro do mar, com passeios de barcos e escunas, como para quem quer ver a cidade, que conta com aquário, museu histórico e ótimos restaurantes. O Projeto Tamar, onde é possível ver as tartarugas de perto, permite que os visitantes participem de atividades interativas. Essa experiência educativa ressalta a importância da preservação das espécies marinhas.
Saindo do Rio de Janeiro
Região dos lagos

Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro/ Foto Pixabay
O litoral norte do Rio costuma ser o destino certo para as férias das crianças. Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios são as praias mais conhecidas da região, e são famosas por suas águas cristalinas, areias brancas e paisagens deslumbrantes. Além das praias, a região dos Lagos oferece opções de lazer como passeios de barco, mergulho, trilhas, atividades aquáticas e passeios de buggy pelas dunas. O ecoturismo conta com rotas em áreas preservadas, que levam às praias e às reservas ecológicas. Em alta temporada, as cidades sediam eventos e festivais.
Petrópolis

Palácio Quitandinha, em Petrópolis/ Foto Pixabay
Petrópolis é uma excelente opção para viajar com crianças em julho. A 70 quilômetros da capital fluminense, a cidade oferece atrações como o Museu Imperial, o Parque Municipal, com trilhas e área verde, o Vale do Amor, um parque com esculturas e atividades recreativas, e ótimos museus. Também há opções de ecoturismo, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O Parque Cremerie é ideal para um passeio ao ar livre. Com espaços para piqueniques, trilhas e uma mini fazenda, as crianças podem se divertir explorando a natureza.
Penedo

Em Penedo, é Natal o ano todo/ Foto Divulgação
Que tal visitar a Finlândia sem sair do Brasil? Penedo foi colonizada pelos finlandeses na década de 1920, e essa influência é evidente na arquitetura peculiar da região, que fica a 174 quilômetros da capital. Comece o passeio pela encantadora Pequena Finlândia, com suas casinhas coloridas, lojas de chocolate e brinquedos. O destino reserva diferentes possibilidades de contato com a natureza, no Parque Nacional do Itatiaia, é possível desfrutar de trilhas leves e observar a fauna e a flora. As crianças também adoram fazer o passeio de pedalinho no lago e visitar a Casa do Papai Noel. Sim, por ali o Natal rola o ano inteiro.
Paraty

Foto Pixabay
Conhecida por seu centro histórico, a cidade oferece atmosfera única, com ruas de pedra e construções coloniais preservadas. As crianças adoram os passeios de barco e se aventuram em meio à natureza nas trilhas e cachoeiras. O Parque da Cidade tem playgrounds e quadras esportivas. Para quem também gosta de roteiros culturais, vale a pena conhecer o Museu de Arte Sacra, que abriga excelente coleção de arte sacra brasileira, em que as crianças podem aprender sobre a história e apreciar esculturas e pinturas.