Valentino, verão 2024 – Foto: Divulgação

Por Marcela Palhão, Sophia Lopes e Cecilia Madonna Young

Dando início à temporada masculina de verão 2024, a semana de moda de Milão reuniu grandes marcas – de Prada a Valentino. Com coleções que desafiam o senso comum do que é necessário para montar uma linha masculina, o evento teve diferentes silhuetas como protagonistas.

Entre mangas longas, ombros amplos e alfaiatarias impecáveis, veja os destaques das apresentações que ocorreram na cidade italiana:

Valentino

O desfile masculino de verão 2024 da Valentino marcou dois retornos da grife: às passarelas presenciais e à semana de moda de Milão, como aconteceu na estreia de sua etiqueta masculina, em 1985.

Mirando em um público mais jovem, Pierpaolo Piccioli escolheu a universidade pública de Milão, La Statale, como cenário da apresentação da coleção “The Narratives”. Nas peças, a mesma busca pela jovialidade apareceu na reflexão sobre como a masculinidade é representada. Para isso, o designer suavizou as proporções de blazeres, trocou calças por shorts e saias, bordou as peças com flores e estampou acessórios com frases do livro “A Little Life”, de Hanya Yanagihara.

JW Anderson

Uma técnica tão tradicional quanto o tricô ganhou contornos criativos nas mãos de Jonathan Anderson para a coleção masculina de verão 2024 e a de resort feminino 2024, desfiladas em conjunto em Milão. Golas têm profundos recortes em V, shorts ostentam um tecido extra que se estende lateralmente, regatas recebem volumes diagonais e suéteres se tornam assimétricos, com só uma manga comprida. Uma das peças em especial escancara a visão criativa do designer, também diretor criativo da Loewe: a partir de várias bolas de lã coloridas, ele criou um top com formato de camiseta, como quem diz que o banal pode ser extraordinário.

Dolce & Gabbana

A coleção “Stile” provou que a Dolce & Gabbana está mais do que pronta para experimentar novas ideias que mostrem evolução criativa e, ao mesmo tempo, atendam às tendências atuais de maneira moderna e audaciosa. Utilizando uma paleta de cores mais neutras, como branco, marrom, cinza e preto, a linha usa elementos clássicos para exaltar a modernidade, com uma mistura de alfaiataria e looks mais urbanos e ousados. Além disso, destaque para os detalhes de flores bordadas que enriqueceram e deram um tom de delicadeza aos visuais.

Prada

Já é redundante falar que Miuccia Prada e Raf Simons formam uma das equipes mais fortes do mundo da moda, mas, mesmo assim, eles sempre conseguem surpreender seu público. Com a coleção de verão 2024 não foi diferente. Já no início do desfile, um presente com a cenografia criada: slime colorido caia do teto, formando linhas irregulares e gosmenta ao lado dos modelos.

Para esta coleção, a marca partiu na silhueta dos anos 1940 para atualizar os códigos da marca, criando formas mutáveis, em que ombros removíveis possibilitam shapes maiores ou menores. Como outras marcas, estampas floridas ganharam um lugar especial no verão da grife, convidando o grupo para repensar a sensualidade masculina comunicada por meio de roupas.

Zegna

Alfaiataria pode ser sinônimo de estruturas rígidas para algumas pessoas, mas não para Alessandro Sartori. Na Zegna, o designer criou uma coleção leve e fluida, um sopro de ar fresco para o verão 2024, a partir de elementos que poderiam ser tradicionalmente vinculados a estações mais geladas, como lã e couro. Mas o verdadeiro destaque é o linho – o desfile foi inclusive realizado entre 192 fardos de linho, na Piazza San Fedele, em Milão. O guarda-roupa que a marca propõe é funcional, o que não significa que seja óbvio, muito pelo contrário.

Ninguém disse melhor que o próprio Sartori: “Continuamos a repensar como deve ser um guarda-roupa eficiente hoje, aprofundando ainda mais a ideia de criar um sistema de elementos que podem ser combinados como preferir. É a ideia do uniforme que leva à não uniformidade. Um terno com calça e paletó já não se aplica mais. Hoje em dia, tudo combina com tudo, e isso liberta o cliente, que pode brincar com formas e tonalidades. As linhas são enganosamente simples: escondemos elementos funcionais na construção, trazendo a textura para o primeiro plano. A fluidez geral faz com que tudo pareça silencioso e luxuoso, mas a tensão nos detalhes, a riqueza das cores e a liberdade que as combinações infinitas sugerem não são nada silenciosas.”

Emporio Armani

Os tons neutros do verão 2024 da Emporio Armani foram quebrados apenas pelos doze looks finais, quando atletas olímpicos e paralímpicos apresentaram os uniformes criados pela marca para o time italiano usar nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Na coleção que desembarca nas lojas, as principais inspirações vieram do oriente, incluindo elementos do vestuário tradicional asiático e estampa representando o ginkgo.

Como sempre, a marca prioriza a elegância de uma alfaiataria clássica, pincelada pela ousadia de amplos decotes arredondados. Tricôs, moletons e, até mesmo, segunda-peles rendadas acompanham calças de silhuetas amplas. Destaque para as capas de chuva transparente e para os casacos bordados.

Giorgio Armani

Já na coleção da Giorgio Armani, o designer italiano homenageou o momento inicial da criação de todas suas coleções: o lápis e o papel, ainda em branco. Referências à sua primeira coleção masculina também foram revisitadas, mas sem deixar as criações datadas ou ultrapassadas. Em peças que remetem à velha Hollywood e às diversas criações de Armani usadas por astros do cinema, a elegância de um bom terno Giorgio Armani segue sendo a protagonista de sua etiqueta.