
Cecilie Bahnsen – Foto: Instagram/@ceciliebahnsen
A Dinamarca pode não ser um nome tradicional quando pensamos em moda, porém a Copenhagen Fashion Week hoje é reconhecida como a quinta semana de moda internacional de maior prestígio. Uma das grandes viradas de chave da semana começa com a CEO Cecilie Thorsmark, que tornou uma das principais missões da CPHFW a liderança em sustentabilidade.
A semana de moda da capital dinamarquesa hoje consegue disputar influência entre os grandes eventos do circuito de moda internacional. Copenhagen é orgulhosamente uma semana de moda única, um público nichado com streetstyle criativo e irreverente.
O posicionamento de nicho que a diferencia de outras grandes semanas de moda, mesmo com um evento de menor tamanho e público mais seletivo, a semana de Copenhague é conhecida por estar na vanguarda do estilo e da sustentabilidade.
Ao contrário de sua irmã escandinava em Estocolmo, o foco vai além de uma alfaiataria contemporânea e do minimalismo, a palavra é se divertir com texturas, tecidos e cores diferentes ao se vestir.
A sustentabilidade e os projetos com novas marcas também são pilares importantes que atraem esse público jovem e descolado da gen-z para a semana. “A sustentabilidade é o princípio central da nossa visão da Copenhagen Fashion Week como uma representação inovadora do talento nórdico para nossa comunidade global”, Cecilie Thorsmark, CEO da Copenhagen Fashion Week

Holzweiler outono inverno 2023 – Foto: Instagram/@holzweiler
Regulamentações foram aplicadas sobre os padrões de responsabilidade ambiental, como a realização de desfiles “lixo zero”, a não utilização de plásticos descartáveis ou a inclusão de pelo menos 50% de materiais reciclados ou sobras de estoque nas coleções apresentadas. Nem todas as marcas dentro da CPHFW seguem os mesmos padrões, mas a cidade é a primeira capital de moda a impor requisitos.
Em suma, a semana de moda de Copenhague atrai cada vez mais as novas gerações com novas propostas de como seria uma semana de moda, seja com a escolha de influencers e convidados específicos do público de moda ou o ar de criatividade que vibra entre o evento.
Com esse espírito em mente, a Bazaar para celebrar o evento que acontece a partir do dia 7 de agosto até o dia 11 apresentando sua temporada de primavera verão, colaborou em uma lista com algumas marcas que se apresentam ou são da capital dinamarquesa para conhecer melhor:
BITE Studios:
A BITE tem uma visão moderna para os básicos de todos os dias, uma mistura de alfaiataria contemporânea e revisada para a vida moderna, com foco na sustentabilidade de suas peças.
Cecilie Bahnsen:
A veterana Cecilie Bahnsen é uma das marcas nascidas em Copenhagen e que se destacou com primor na semana de moda dinamarquesa. Porém, ela foi desbravar a capital francesa na PFW fazendo parte do line-up da maior semana de moda internacional desde 2020. Finalista do prêmio LVMH de 2017, chama atenção pela bem definida estética que engloba a marca com vestidos volumosos românticos, e claro, eco-friendly. Recentemente, sua colaboração de tênis com a ASICS foi um sucesso nas redes sociais.
Ganni:
Ganni é um dos maiores orgulhos da moda dinamarquesa. A diretora criativa, Ditte Reffstru conseguiu atingir uma legião de seguidores para o estilo da Ganni, com criatividade, cores e sempre com a sustentabilidade como uma das principais bandeiras da marca.
Stand Studio:
A Stand Studio brinca com texturas e volumes, sempre com uma cartela de cores vibrantes e não se intimida com novas propostas de vestuário, seja uma saia de pele neon com chapéu combinando ou seus acessórios divertidos que já são os queridinhos da marca.
Holzweiler:
A Holzweiler é uma marca nascida na Noruega que tem um bom espaço na semana de moda de Copenhague, fez bom barulho na temporada passada com roupas inspiradas na estética puffer e até uma capa paraquedas. Com uma visão contemporânea para os clássicos do guarda-roupas, a estética da marca inclui uma paleta de tons neutros, terrosos e novos formatos em silhuetas.
Stine Goya:
A estilista dinamarquesa Stine Goya é conhecida por colocar seu toque único e divertido na estética minimalista tradicional escandinava, com apliques de flores até vestidos cobertos por strass, sua marca homônima já tem uma loja em Londres e é uma das coleções mais esperadas da semana.
Rotate Birger Christensen:
Essa é a amiga baladeira. Brilhos, paetês, cores vibrantes e vinis, vestidos perfeitos para uma noite à dentro desde laços cor-de-rosa para entrar no espírito barbie core até longos em vermelho vivo, tanto que a atmosfera da última coleção da Rotate Birger Christensen outono inverno 2023 foi uma grandes discoteca na passarela que acabou até mesmo em dança
Nynne:
Nynne faz sucesso entre o streetwear da cidade, com sua pegada despojada e divertida entre silhuetas e formas bem construídas para uma atualização de clássicos diários.
Baum Und Pferdgarten:
A marca brinca com o vestuário de forma criativa e divertida, sua coleção mais recente de outono inverno 2023 foi inspirada pelo filme “Os Excêntricos Tenenbaums” de 2001 pelo renomado diretor Wes Anderson, eles brincam com a estética colorida do diretor e o figurino do filme como o casaco de pele e vestido pólo usado por Gwyneth Paltrow como Margot Tenenbaum.
Nué Notes:
Nué Notes traz personalidade para as texturas naturais como o linho e a lã, com ajuda de técnicas como tricôs e crochês eles transformam roupas diárias com um twist em tons pastéis, estampas e tramas vibrantes.
Rains:
A Rains é uma nova marca fazendo barulho, com a coleção de primavera verão 2024 sendo inspirada pelo elemento no próprio nome, a chuva. Com capas de chuva e tecidos impermeáveis com até mesmo gotas de água em forma de aplicações na beleza em conjunto com o cabelo molhado, é a combinação perfeita da estética para a marca.
Saks Potts:
A Saks Potts é uma das marcas que é possível reconhecer facilmente, lembram dos casacos com colarinhos de pele coloridos, estes vistos em fashionistas como Camille Charriere e Kendall Jenner, outra ação bem conhecida da marca foi a apresentação de primavera verão 2021 inspirada pelas fotos de paparazzi de Carolyn Bessette Kennedy. A marca é uma queridinha de amantes de moda com uma pegada divertida, seja com cores vibrantes e texturas brilhantes, sempre com coleções divertidas para a semana.