Full look Prada – Foto: Lufre, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Carlos Esser e beleza de Gui Casagrande

Já esqueci há quanto tempo não gostava de texto sobre foto, de páginas assimétricas e layouts sem grids. Mas, você que nos segue há 12 anos, que completaremos em novembro, lembra que a capa número um da Bazaar Brasil trazia uma coluna de chamadas sobre o braço de Gisele.

Sim, capas sempre tiveram essa licença poética, até eu aprender a escrever sobre linhas tortas e me divertir em criar grafismos distanciados da figura. Brincar com palavras e imagens tem sido meu jogo preferido há décadas. E brincar em turma, meu maior prazer. Mas, é preciso abrir o grupo e convidar pessoas para mudar o jogo. E foi assim, entre um fechamento e outro, após muitos banhos de mar tomados juntos na vida, que convidei Kleber Matheus e seu estúdio a nos cutucar.

Full look Ferragamo – Foto: Hick Duarte, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Renata Correa e beleza de Jake Falchi

Depois de meses sem-fim, em busca de um resultado belo e consistente, chegamos a um que vale celebrar. Vem com a gente? De repente, comecei a só gostar de texto sobre fotos e a escrever sobre linhas retas. Na verdade, estava louca para mudar de opinião – às vezes, a mudança vem de fora, não é mesmo? Mas, não se iluda, no mundo da imagem, nada é para sempre. Você sabe como é, trocamos o salto fino pelo tratorado em um piscar de estações, ou a cintura alta pela baixa, antes mesmo do final de uma temporada.

Full look Valentino – Foto: Fernando Tomaz, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Pedro Sales e beleza de Silvio Giorgio

Esta edição, a tal da September issue, nos fez sonhar e ralar. Nos fez ceder e agregar, construir e desconstruir. Talvez a vontade tenha sido despertada pelas recém-lançadas Harper’s Bazaar França e Itália, que chacoalharam o mercado editorial, sacudiram a poeira e nos fizeram ter vontade de correr para as bancas outra vez. Viraram referência para os devoradores de moda e provocaram um revival dos anos 1990.

Mas, não foram só elas. Faz um tempinho que estamos sendo bombardeados por referências dessa década e dos anos 2000, uma forma escapista que tem nos mantido vintages futuristas. Isso tudo nos incitou a buscar um novo envelopamento, a recrutar novos colaboradores.

Full look Fendi – Foto: Edgar Azevedo, com styling de Ode e direção criativa de Kleber Matheus

Não, não foi possível esperar completarmos 15 anos. O mundo mudou antes e tivemos de correr com isso. Tivemos de criar o novo, romper a norma, visitar o passado, sentir o presente e deixar para o futuro algo que não fique para trás, mesmo ainda sendo os mesmos e vivendo como nossos pais.

P.S.: Em nome da equipe, agradeço a todos os colaboradores e a você, que nos lê agora. Desfrute e, por meio das nossas mídias sociais, diga o que achou. Gostou? Foi para você.