Casaco Balmain e brincos e colar Chanel – Foto: Stéphanie Volpato, com styling de Sarah Cazeneuve, maquiagem de Tiziana Raimondo e cabelo de Tomoko Ohama

Ao longo dos anos, as tendências capilares passam por momentos mais coloridos, mais curtos, mais bagunçados, e por aí vai. Mas tem uma coisa que não sai de moda: cabelo brilhante. Tendências são cíclicas e, conforme o comportamento da sociedade, indústria e espírito do tempo, se renovam para atender demandas que vão além do visual final.

Em nova parceria, a TRESemmé e a WGSN se uniram para apresentar uma pesquisa que detalha o que impulsiona a relevância dessa tendência, como ela se modificou nos últimos anos e – olha o spoiller! – como irá se manter até 2025.

“A fragmentação da cultura em diferentes nichos, acelerado pelo algoritmo cada vez mais aprimorado das redes sociais, fez com que o ciclo de tendências de fato se comprimisse nos últimos tempos. Porém, é importante entender que macrotendências tendem a perdurar mais tempo, coexistindo simultaneamente com microtendências, mais voláteis, que derivam dessas macros. Há também as diferentes estéticas (“aesthetics”, como são conhecidas nas redes sociais), que são ainda mais efêmeras. Essa distinção é fundamental para que as marcas saibam o que são capazes de aderir ou não, pensando em sua janela de implementação”, explica Vitor Coelho, Consultor Sênior WGSN Mindset LATAM.

Veja os destaques do estudo:

A origem

Uma das principais características de um cabelo saudável é seu brilho. Por isso, não é nenhuma surpresa que o início dessa pesquisa coincida com o crescimento de movimentos feministas, incluindo o Me Too. Com a expansão de conversas relacionadas a empoderamento e autoestima, o desejo de adotar um visual mais natural também começou.

Em 2018, o brilho impecável era o principal objetivo, com produtos e técnicas que resultassem efeito lustroso, respeitando a textura natural, destacando o corte e abrindo as portas para o processo de transição capilar. Em 2019, com a valorização da preservação da naturalidade do cabelo e o uso de ingredientes mais saudáveis, o brilho passou a ser incluído por adornos externos, com acessórios ou na maquiagem.

Entre 2020 e 2022, a pandemia e seus efeitos emocionais foram os principais impulsionadores da tendências. Em um primeiro momento, o brilho funcionava como um termômetro de como as pessoas estavam se sentindo, traduzidos nos cabelos pela busca de praticidade sem abrir mão da beleza. Já em um segundo momento, foi impulsionado pelo desejo de demonstrar saúde – principalmente porque a Covid afetava diretamente questões relacionadas a queda capilar -, sem abrir mão da naturalidade e da praticidade que foram construídas até então.

Com o retorno dos compromissos sociais, o brilho ganhou ainda mais força, só que, desta vez, como forma de representar opulência, extravagância. Remetendo à estética dos anos 2000, produtos que garantem o resultado do salão em casa se tornaram queridinhos, ajudando a colocar o cabelo como protagonista do visual.

Os próximos passos

A vertente capilar que vai bombar em 2024 não é nenhuma novidade: o brilho gloss. Já presente nas passarelas e usado por celebridades, a tendência é uma evolução do efeito liquid hair: o visual criado com os fios superlisos agora ganha uma extensão em que o efeito glow atinge novas texturas capilares.

“A brasileira é altamente conectada às tendências de beleza e busca sempre pelos mais novos tratamentos e looks, e o efeito gloss se consolida com o endlook do momento. Acreditamos que ele tem esse grande destaque por entregar tanto saúde aos fios quanto o aspecto trendy que as brasileiras amam”, analisa Bruna Lettiere, gerente de Marketing de TRESemmé Brasil.

Nos próximos anos, o brilho encontra espaço em três estéticas: a caótica, que foge às expectativas, como nos visuais que remetem a alienígenas, sereias ou a cultura neopunk; a beleza emocional, em que a despreocupação, a saúde e a experimentação são protagonistas; e a resiliência, em que a experimentação confortável também é o foco, mas pensada para se adaptar às condições extremas, seja de rotina quanto de agentes externos.

Para todas as vertentes, os desejos relacionados a produtos são similares. A praticidade e multifuncionalidade não perdem a sua força, assim como a priorização de ativos naturais. Mesmo assim, o consumidor busca opções que o permitam experimentar, sem abrir mão de fluidez e saúde.

“O brilho do cabelo é um sinal notável da saúde dos fios. Em cabelos bem tratados, as cutículas alinham-se uniformemente, formando uma superfície lisa que reflete a luz de maneira consistente. Para alcançar esse brilho e mantê-lo a longo prazo, é fundamental cuidar dos fios com produtos projetados para preencher e selar cada fibra de forma perfeita”, acrescenta Bruna.