- Susan Fang primavera verão 2024 – Foto: Reprodução/Instagram/@susanfangofficial
Para os românticos incuráveis, na continuação do circuito internacional de moda, a semana londrina chegou para conquistar corações. Em tons de romance que já estavam em flerte com a NYFW, desembarcaram em peso na capital inglesa. O evento acontece entre os dias 15 e 20 de setembro, com apresentações tradicionais da cidade como Burberry e Erdem e exposições temporárias.
A semana de moda de Londres é reconhecida por seus designers emergentes, aqueles que olham para moda sob lentes vanguardistas e experimentais. Afinal a cidade também é o berço de várias faculdades de moda e design, as quais seus formandos conseguem dar uma palhinha de seu primeiro trabalho nas passarelas da LFW. Nesta temporada, começamos em filtros cor-de-rosa e amores perdidos com elementos entre flores, laços, plumas e babados dominando visuais criativos, que elevam essas características românticas em novos contextos.
Nesse mood, Bazaar elaborou uma lista com algumas das principais inspirações apaixonantes para se jogar diretamente da nova temporada:
Se encante com o Flower Power

Richard Quinn primavera verão 2024 – Foto: WWD
O berço do youthquake nos anos 1960 e da subcultura “mod”, a capital britânica não é estranha a um pouco do poder das flores. Em 2023, ao invés de estampas psicodélicas coloridas, flores inteiras, em estampas e até acessórios invadem as coleções apresentadas na cidade.
Como em Simone Rocha, com flores inteiras aplicadas e envoltas de tule cinzento para um toque fantasmagórico, passando para cestas em ráfia de flores entre os jardins da Holzwiler – marca estreante na semana, saída direto da Copenhagen. Marcas como Susan Fang e Richard Quinn também utilizaram as flores como acessórios em suas coleções, com algumas estampas para acompanhar a primavera completa. Já na Erdem, uma das marcas tradicionais da cidade é famosa por suas aplicações e estampas floridas também não passou batido pelo visual da temporada. Brincando com diferentes flores, cores e formatos em sua coleção em clima florido.
Mesmo que flores para primavera não sejam novidade, a temporada em Londres deu uma revigorada no estilo com diferentes propostas para o tema como um todo.
Coloque um laço em cima

Simone Rocha primavera verão 2024 – Foto: Reprodução/Instagram/@simonerocha_
No cabelo, na cintura ou como o ponto central do look, os laços nunca estiveram tão presentes nas semanas de moda. Flertando com a estética desde da NYFW com coleções como de Sandy Liang, que trouxe versões de laços como bolsas e penteados.
Assim como Simone Rocha, a designer reconhecida por misturar elementos românticos e inspirações góticas decidiu elevar os laços de cabelo até as próprias silhuetas das roupas, com vestidos mini sendo construídos com grandes laços. Cintos de laços em Richard Quinn e uma versão ultra-descolada do romântico: Chopova Lowena com seus alfinetes e mix de padronagens utilizou laços em sua recente coleção.
Que tal um babado?

Susan Fang primavera verão 2024 – Foto: WWD
Uma fofoca é sempre boa, mas um verdadeiro babado de várias camadas e novas texturas para elevar o visual é ainda melhor. E uma das marcas que nunca decepciona nesse quesito é a Molly Goddard, com sua visão estética de vestidos bufantes de tule completos de babados nas bainhas para sua coleção de primavera verão 2024.
Marcas emergentes como Yuhan Wang e Susan Fang não saíram do tema, nessa onda romântica de coleções elas se aventuraram em babados para diferentes propostas nos visuais. Com vestidos, conjuntos e minissaias completas por babados.
Abuse da leveza das plumas

16Arlington primavera verão 2024 – Foto: WWD
Leve como uma pena, ao invés de bainhas de plumas que viralizaram em temporadas passadas, marcas decidem ainda apostas no visual de formas criativas. A principal delas envolve utilizar o recurso das plumas inteiras em partes diferentes e até inesperadas da roupa, saindo de bomber jackets e como cintura de calças no sempre criativo JW Anderson, que utilizou da plumagem em uma coleção recheada de texturas inovadoras.
As plumas foram usadas nas silhuetas dos visuais como em 16Arlington ou Richard Quinn, que apresentaram peças que usaram essa leveza das plumas como peças inteiras ou apenas adereços.