
Getty Images /Emma Mcintyre
por Brooke Bobb
O diretor criativo da Gucci, Sabato De Sarno, teve um mês e meio de turbilhão. Depois de apresentar sua primeira coleção para a primavera de 2024, durante a Semana de Moda de Milão no final de setembro, De Sarno tem puxado cuidadosamente as persianas em sua nova direção mais clássica para a marca, lançando campanhas publicitárias estreladas por Kendall Jenner, Bad Bunny, Billie Eilish e Paul Mescal – todos usando peças da passarela que incluem trench coats fáceis, calças de perna larga, malhas afiadas, moletons legais, blazers preppy e jeans encorpado.
E, claro, o icônico logotipo duplo-G marrom está estampado em alguns dos novos ready-à-wear e acessórios, às vezes estilizados literalmente da cabeça aos pés. O horsebit e acabamentos de bambu também estão de volta com força total em bolsas e sapatos, e De Sarno concentrou grande parte de sua atenção em revigorar as terceiras peças clássicas para a marca. No geral, a energia é decididamente mais fácil e mínima do que o que vimos da Gucci no passado recente. Longe estão as peças da vovó, os óculos de nerd com olhos de inseto e as impressões psicodélicas. A Gucci de De Sarno traz um senso evoluído de herança e um chique contemporâneo e vestível.
Ontem à noite, De Sarno revelou mais de sua visão com a nova coleção da casa de roupas para a noite, que estreou no tapete vermelho no Los Angeles County Museum of Art of Art (LACMA) Art + Film Gala. O evento foi co-presidido por Eva Chow e Leonardo DiCaprio, e homenageou a artista Judy Baca e o cineasta David Fincher. Com a Gucci patrocinando a noite, De Sarno e sua equipe sentiram que era o momento certo para apresentar e contextualizar seus projetos formais. Em um comunicado, De Sarno observou que esta oferta é uma extensão natural e orgânica do prêt-à-porter, explicando que está “ancorada à realidade e feita de alegria e humanidade”.
Intitulada “Ancora Notte”, a coleção de vestidos de 12 peças apresenta detalhes que fazem referência aos arquivos da Gucci. Ou seja, De Sarno reimaginou recortes, micro-shorts e inserções de renda, todos os quais se refere a alguns dos códigos nascidos durante a década de 1990. Os slips dresses lindamente simples e os vestidos embelezados foram usados por alguns rostos novos, incluindo Camilla Orner e Agel Akol, ambos que fizeram suas estreias na passarela da primavera de 2024 da Gucci, bem como nomes mais estabelecidos como Vittoria Ceretti e Mariacarla Boscono.
Durante o evento, De Sarno também apresentou uma pequena coleção de novas roupas formais masculinas, modeladas por um seleto grupo de músicos e atores, incluindo A$AP Rocky, Elliot Page e Pedro Pascal. Aqui também, De Sarno reinterpretou o terno Gucci dos anos 90 com alfaiataria reta e botões com a assinatura G interligada.
Entre as silhuetas afiadas da moda masculina e as formas e detalhes mais reveladores da roupa de noite feminina, parece que De Sarno quer reforçar um ponto mais sexy quando se trata das propostas prontas para o tapete vermelho da Gucci. Fendas altas na coxa, tecidos puros e detalhes de corpete adjacentes à lingerie dão à “Ancora Notte” uma nova sensação de força e sensualidade que não é sentida no repertório da Gucci há algum tempo. Certamente também tinha um ar de juventude, ou seja, nos cortes dos vestidos, que apontam para uma clientela mais jovem.
Será interessante ver como De Sarno evolui essa categoria para a casa, especialmente quando o futuro dos tapetes vermelhos está em terreno instável devido à greve dos roteiristas em andamento em Hollywood. Mas se há uma coisa que ficou clara nas semanas desde que De Sarno fez sua estreia em Milão, é que ele é um designer com um forte senso de negócios, alguém que entende o valor do design bonito e como construir um mundo repleto de estrelas em torno disso.
Abaixo, veja “Ancora Notte” com imagens exclusivas da coleção da LACMA Art + Film Gala de ontem à noite.