Por Camila Salek
O impacto sensorial no varejo foi o meu tema principal durante o ano de 2023. Abordei essa questão em todas as palestras que ministrei ao longo do ano e continuo me apaixonando ainda mais pelo assunto quando vejo mais e mais marcas explorando esse potencial.
Neste novo projeto da loja da Gucci, toda a base criativa foi concebida com o objetivo de tornar possível uma experiência imersiva com a marca, na qual o passado seria criado pelo futuro. Como abordagem, optou-se por resgatar toda a história e as características estéticas de uma época, combinando-as com a contemporaneidade da localização onde a nova loja está situada em Chengdu, na China.
O elemento principal deste projeto é uma instalação digital de três andares criada para transportar os visitantes para uma paisagem em constante evolução por meio da magia da inteligência artificial (IA). Essas telas exibem imagens geradas pela IA que combinam as paisagens urbanas de Florença (local das primeiras lojas da Gucci, em 1921) com a paisagem local, destacando as montanhas de Chengdu. O impacto da fusão inesperada da arquitetura da Florença renascentista com a paisagem montanhosa e selvagem de Chengdu é verdadeiramente deslumbrante, criando um novo mundo em constante transformação.
É uma verdadeira imersão sensorial em um universo de sonhos e fantasias. No projeto, as imagens evoluem ao longo do dia para provocar sensações que se conectam com o ambiente externo. A instalação reflete perfeitamente a essência da Gucci: uma rica história, mas sempre de olho no futuro.
Já discuti o impacto da IA no varejo em um artigo recente e reforço que criar por meio da inteligência artificial generativa pode parecer fácil, mas na verdade é um trabalho que exige fazer com que a “máquina” evolua e aprenda em conjunto com você. As instruções fornecidas para gerar as imagens devem ser precisas, e a evolução das combinações de imagens geradas pode (e deve!) ser aprimorada de acordo com as diretrizes criativas que são inseridas nos comandos. Estou particularmente apaixonada por criar e desenvolver projetos com foco na cocriação com programas de IA.
O projeto da Gucci foi desenvolvido pela equipe do Random Studio, que dedicou muito tempo aperfeiçoando a IA para produzir imagens que refletissem fielmente os locais reais que inspiraram o projeto. Nas palavras de Larix Kortbeek, diretora técnica do Studio: “É como treinar um animal selvagem. Os primeiros resultados mostraram imagens que poderiam passar por Florença e Chengdu aos olhos menos experientes, mas não tinham a autenticidade necessária. Tanto os clientes em Chengdu quanto em Florença têm uma compreensão profunda de seus ambientes”, conta.
Kortbeek acrescenta: “No lado de Florença, a IA estava inicialmente gerando o tipo errado de arquitetura. No lado de Chengdu, encontramos o viés da IA em torno de um elemento visual central, a flor de hibisco. O hibisco nativo em Chengdu é muito diferente do hibisco americano, que é muito mais comum na internet e, portanto, mais presente em comandos de IA pré-existentes. Foi necessário muito refinamento na forma de pesquisa, desenhos arquitetônicos e curadoria para garantir a precisão.”
A IA foi apenas o começo do processo. A segunda etapa do projeto deu vida às imagens geradas e as combinou com outros elementos em movimento, como borboletas gigantes e o pôr do sol no horizonte. O resultado final é uma instalação que combina a IA com técnicas tradicionais de uma forma nunca antes vista nessa escala em um ambiente de varejo. É verdadeiramente fascinante!
Luxo e fantasia caminham juntos nessa nova experiência sensorial da Gucci China, evocando uma realidade híbrida. É uma grande prova do que é possível quando mentes artísticas pioneiras encontram tecnologia de ponta.
Camila Salek é sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.




