Coleções prévias SAU – Foto: Divulgação

E se a brisa salgada do mar fosse uma inspiração para roupas brilhantes e cosmopolitas? A SAU é a marca de beachwear descolada que estreia nesta semana na São Paulo Fashion Week – que acontece dos dias 08 à 12 de novembro – suas fundadoras Yasmim Nobre e Marina Bitu conversam com a Bazaar sobre a realização de seu début em terras paulistanas.

“Estamos muito realizadas com essa estreia! Acredito que toda marca enxerga o SPFW como um lugar almejado de se estar e conosco não foi diferente. A SAU é uma marca jovem, tem dois anos de existência, e essa estreia é resultante de um trabalho de muita dedicação e consistência”, completa Yasmim.

Apesar de ser uma marca jovem, que nasceu em 2021, a dupla conseguiu estruturar uma nova abordagem para o vestuário de praia longe da male gaze com estratégias focadas no feminino e na vontade interior das duas como mulheres. A SAU tem roupas que vão além do swimwear e mostram uma versão moderna da moda praia, entre recortes inusitados, tecidos cintilantes e muita fluidez. A marca nasceu de um desejo das duas de unirem a feminilidade conectada com o oceano, a dupla tem algo em comum que é usar o mar como refúgio, então surgiu a ideia de uma marca que unisse o design com a funcionalidade para esses momentos de escapismo da rotina acelerada.

“O mar e o feminino, desde o início, são o nosso ponto de partida e de chegada. Entendemos que mulheres são plurais bem como os seus contatos com o mar. A SAU então nasce com o intuito de celebrar esses diversos encontros, essa conexão”, acrescenta Yasmim.

A designer Marina Bitu não é uma estranha das passarelas, ela se apresenta mais uma vez em sua marca homônima nesta temporada. Ela explica que quando cria para a SAU se inspira em mulheres múltiplas, seguras de si e mergulha em lados inexplorados da natureza, as águas e como isso diz muito sobre o feminino. Na coleção de estreia da marca, ela procurou referências de outros artistas inspiradores e suas diversas expressões criativas, nesta coleção elas homenageiam o artista Sérvulo Esmeraldo.
O Ceará aparece como uma fonte de inspiração também, sempre como um dos pilares aparece com uma referência das próprias raízes e no manual, o cuidado do fazer artesanal.

“Acredito que meu estilo de criação seja um misto de heranças culturais regionais e um olhar voltado para a contemporaneidade. Busco em minhas criações dar uma “prega” no tempo, unindo passado e presente. Algo que influencia muito meu olhar criativo são as habilidades manuais do lugar de onde venho”, completa Marina.

Mesmo nos galhos da moda praia, na SAU as fundadoras apresentam uma estética que une o conceito com uma vida cosmopolita e atemporal. Sempre partindo do ponto central sobre o feminino, a autoestima e como as roupas podem participar dela. Para a estreia da dupla nas passarelas, podemos esperar a junção da cidade e do mar com a delicadeza da feminilidade, em tecidos mais naturais e tons neutros.

Coleções prévias SAU – Foto: Divulgação

“Para o futuro vislumbramos a consolidação no mercado nacional, com o crescimento do varejo e dos pontos de vendas de parceiros, e, principalmente, o crescimento mais expressivo no mercado internacional, que é um dos braços da nossa marca desde o início”, reflete Yasmim sobre os futuros passos da marcas pós-estreia.