ITA Airways apresenta novidade | Foto: Divulgação

ITA Airways apresenta novidade | Foto: Divulgação

por Sophia Carta 

Em uma cerimônia com direito a corte de fitas e presença de autoridades, como o Embaixador da Itália no Brasil, e o Cônsul Geral da Itália no Rio, a ITA Airways celebrou o lançamento de sua nova rota intercontinental, Rio de Janeiro-Roma. Bazaar embarcou na viagem inaugural, a bordo do Airbus A330neo, referência em tecnologia, digitalização e inovação. O design interno, expressão do estilo “made in Italy”, ficou a cargo de Walter Silva, nome já consagrado por seu trabalho com algumas das principais marcas de automóveis do país. Características e singularidades do designer ficam claras no interior da aeronave, caso da eco-sustentabilidade e do foco em conforto e mobilidade.  São ao todo 291 assentos distribuídos em três classes: Executiva, Econômica Premium e Econômica.

Da poltrona ao serviço de bordo, toda a experiência foi regada a conforto, com cuidado especial da tripulação que nos faz sentir “em casa” mesmo a mais de 40 mil pés de altitude. O uniforme da tripulação, aliás, é um case à parte. Elegantes, os comissários desfilam pelos corredores vestindo casacos azul-marinho, paletós de abotoamento duplo, camisas brancas, calças e saias azuis, cardigãs cinza, suéteres em gola V e vestidos – tudo assinado por Brunello Cuccinelli. O estilista italiano concebeu também uma série de acessórios, como um cachecol azul e bege, um par de luvas, cinto, gravata e uma bolsa tote, reforçando a preocupação em ter referências italianas em todos os detalhes.

Para quem viaja de executiva, no voo de volta há a possibilidade de usufruir da nova Sala Vip do Aeroporto Internacional de Fiumicino, onde é oferecida uma experiência diferente de qualquer outra sala. Ao entrar, 72 tablets expostos representam cada um dos destinos operados pela ITA. O bar é inspirado na própria aeronave e as poltronas do lounge remetem às do avião. A companhia se preocupou em realizar parcerias com marcas nacionais para oferecer uma vivência totalmente italiana, desde o embarque até a aterrisagem, reforçando o conceito Sky full of Italy.

Com o lançamento do novo voo direto, a ITA Airways passará a operar 14 voos semanais entre Rio de Janeiro e Roma, que se somarão as 28 rotas semanais que já ligam São Paulo, uma das cidades com a maior comunidade Italiana no Brasil. Isso elevará o número total de voos semanais entre Brasil e Itália para 42, enquanto as conexões da ITA Airways entre a América do Sul e a Itália subirão para 56 voos por semana, incluindo os 14 voos semanais de Buenos Aires.

A expansão da ITA Airways em longa distância é um dos principais pilares da estratégia da empresa, segundo Emiliana Limonasi, diretora comercial e CEO Volare da companhia. O voo entre as duas cidades é o terceiro destino de longa distância lançado neste ano da empresa que não se define como um rebranding da antiga Alitalia, mas como uma nova marca. Ela também enfatizou que um dos principais focos da ITA Airways é estar sempre próxima dos italianos: “O destino do Rio de Janeiro não está apenas desempenhando um papel estratégico para negócios, mas também está fortalecendo ainda mais nossa expansão na América do Sul, uma rota de férias favorita para os italianos e lar de milhões de pessoas de origem italiana”, pontuou Emiliana.

A partir do Rio, os passageiros da ITA Airways podem voar para os principais destinos no Brasil, Chile e América do Sul, graças aos acordos com a LATAM e a GOL. As passagens para todos os novos voos podem ser adquiridas pelos canais de venda da ITA Airways no site oficial e na central de atendimento da empresa, agências de viagens e lojas dos aeroportos.