
Capa de 12 anos novembro de 2023 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Primeiro título que sobreviveu ao teste do tempo, a Harper ‘s Bazaar é reconhecida mundialmente por ser uma das grandes publicações de moda em circulação desde novembro de 1867. Há mais de 150 anos atrás, sua edição inaugural foi descrita como um de “A repository of fashion, pleasure and instruction” (Um repositório de moda, prazer e instrução), com a missão de renovação e excelência desde sua estreia. Literatura e moda foram os temas centrais das primeiras edições. Com o dobro de placas de ilustrações de moda detalhadas do que qualquer outra edição em circulação na época, em alguns anos, o título também foi responsável por ser precursor da fotografia de moda e do design gráfico.
A Harper & Brothers já era uma editora com negócios bem estabelecidos. E por isso, também se aventuraram em periódicos como Harper ‘s New Monthly e Harper’ s Weekly, concebidos para apresentar ficção contemporânea e escrita sobre artes, ciência e política. Foi o mais jovem dos Harper’s, Fletcher, que teve a ideia da revista depois de uma revista que abrangesse moda, literatura e artes. Ao passo em que os Estados Unidos entravam em sua Era Dourada, entre o começo de 1870 até meados de 1890 (tempo que marca uma elevação do materialismo pelos novos e velhos ricos da cidade de Nova Iorque), existia uma oportunidade única de uma publicação, como uma espécie de guia sobre como viver bem, no mundo moderno e sobre bom gosto.
A primeira edição do Bazar apareceu em 2 de novembro de 1867. Um editorial não assinado intitulado “Nosso Bazar” esboçou a missão da revista de se tornar “um vasto repositório de todas as coisas raras e caras da terra sedas, veludos, caxemiras, especiarias, perfumes e pedras brilhantes, em uma palavra, tudo o que pode confortar o coração e deleitar os olhos.” Era claro, desde a primeira edição da revista, que a definição de moda para a Bazaar ia muito além das roupas, e de mãos dadas com o bom gosto, diz a edição de aniversário de 150 anos Harper’s Bazaar, impressa em 2017. Entre guerras, revoluções culturais e a era digital, o título não teve medo de se renovar com o tempo infiltrando-se em múltiplas plataformas de mídia e em trinta países, representa uma marca global e o melhor da cultura de moda desde 1867.
Neste ano, em novembro de 2023, marca a primeira dúzia de anos do lançamento da Harper ‘s Bazaar Brasil e não é só a primeira edição mundial, como os 12 anos da edição brasileira celebram seus respectivos aniversários durante o mês. Antes do mês acabar, separamos 12 edições para relembrar a história do título icônico em território nacional:
A primeira edição

Primeira edição da Harper’s Bazaar no Brasil – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Um ano de Bazaar!

Um ano de Harper’s Bazaar Brasil em novembro de 2012 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Primeiros cinco anos

Cinco anos em novembro de 2016 – Foto: Harper’s Bazaar brasil
Kim e Kanye

Kim e Kanye em setembro de 2016 – Foto: Harper’s Bazaar
Oito anos

Oito anos em novembro de 2019 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Celebração de dez anos com Anitta

Dez anos comemorados com Anitta em novembro de 2021 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Beyoncé como ícone moderno

Beyoncé em setembro de 2021 – Foto: Harper’s Bazaar
Primeira edição pós-pandemia

Primeira pós pandemia em abril 2020 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
11 anos

11 anos em novembro de 2022 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil
Maisa homenageando capas históricas da Harper’s Bazaar em maio de 2023
Novo projeto gráfico em setembro 2023

Novo projeto gráfico em setembro 2023 – Foto: Harper’s Bazaar Brasil