Balenciaga Pre-Fall 2024 – Foto: Reprodução/@demnagram.

Luz, câmera, ação! Demna Gvasalia, mestre dos espetáculos fashionistas que viram a moda de ponta-cabeça, acaba de desfilar a mais nova coleção da Balecianga em Los Angeles – endereço estrelado que, quando foi divulgado em julho, não veio como nenhuma surpresa. O designer conhece bem o poder da imagem. Não foi Kim Kardashian, afinal, a cara da marca durante anos? Isso, claro, antes anunciar, meses depois de estrelar uma campanha solo, que “reconsideraria” sua relação com a etiqueta, seguindo polêmicas no final de 2022.

Balela! Tudo já ficou para trás. Em outubro, Kim posou para o lookbook da coleção de verão 2024 e, hoje, assistiu tudo da primeira fila, assim como Nicole Kidman, anunciada como a nova embaixadora da marca apenas horas antes da apresentação.

Além das celebridades, quem brilhou também foram os modelos masculinos e femininos da nova coleção, com a assinatura de Demna da cabeça aos pés. Com vista para o letreiro de Hollywood e sob o céu azul e as palmeiras californianas, desfilaram unhas afiadas e copos de café, indispensáveis para toda e qualquer estrela de reality-show, além das bolsas-sapato que, depois de debutarem em outubro, marcaram seu retorno.

Balenciaga Pre-Fall 2024 – Foto: Reprodução/@balenciaga

Apesar da paisagem ensolarada, a irreverência do diretor criativo não o permitiu se inspirar no clima. Alfaiatarias pesadas, com ombros larguíssimos, e vestidos de festa deram o tom da coleção. Muitos, aliás, em uma paleta pesada de pretos, dividindo a passarela com casacos de pele (falsa). A imagem faz uma alusão às glamorosas divas do cinema dos anos 1950 – muitas delas clientes do próprio Cristóbal Balenciaga –, mas a personalidade que vestiu uma das peças em questão, em azul elétrico, foi a rapper Cardi B.

Em temporadas passadas, Los Angeles já foi palco de apresentações de outras marcas. Em maio, na temporada Resort, o set foi da Chanel, enquanto a Dior elegeu o mesmo endereço em 2022, para seu Cruise masculino.

No caso da Balenciaga, a primeira vez em que desembarcou em na cidade das estrelas foi em 2008. Ainda sob o comando de Nicolas Ghesquière, uma boutique inédita na Costa Oeste dos Estados Unidos (e a segunda no país, depois de Nova York) foi inaugurada na emblemática Melrose Avenue, coração do descolado West Hollywood Design District. Oito anos mais tarde, em julho de 2016, o endereço foi trocado por um ainda mais badalado, na icônica Rodeo Drive, meses depois da estreia de Gvasalia na casa. O sucesso foi tamanho que, em 2019, foi realocada para um espaço ainda maior, do outro lado da calçada, e, há pouco mais de dois meses, em setembro de 2023, o diretor criativo abriu outra, na mesma rua. Hoje, quem passa por lá, encontra dois templos da moda, cada um dedicado a uma das linhas da marca, feminina ou masculina.

Em breve, o que acaba de cruzar a passarela estará nessas mesmas araras e prateleiras, com muita antecipação e motivo: em 2024, a maison comemora 105 anos. Do lado de Demna, ainda não se sabe o que a comemoração pode oferecer, mas uma minissérie sobre a vida do fundador estreia em janeiro, no Disney+.

Enquanto nenhuma das duas chega, a única certeza é de que Balenciaga tem garantida sua estrela na calçada fashion da fama.