*Por Patricia Favalle
Tafetás, rendas, sedas e tules escondem um mundaréu de opções entre vestidos de noiva. Na verdade, nem precisa mais ser vestido para subir ao altar. Macacões e alfaiataria já circulam com certa desenvoltura nos corpos alinhados ao feminismo. Sim, é preciso estar disposta a atear fogo no manual das boas maneiras da noivinha tradicional para eleger um modelo na contramão dos enredos à Gata Borralheira.
De volta aos trilhos plácidos da nave, embora o tapete vermelho prefira o nupcial “daydreaming”, com bordados feitos à mão e saias configuradas em muitas camadas, há espaço para as tendências da estação, a exemplo do estilo cartesiano do alemão William Fan e do minimalismo envolto por drapeados e paletós clássicos da Dior. A maison francesa também exibiu em sua coleção mais recente silhuetas alongadas, nuances de bege, capa, camisaria franzida abaixo do busto e decote transpassado. Outra casa parisiense – a Chanel – revisitou a década de 1920, valendo-se do comprimento mídi e da cintura solta. Do lado oposto do básico – mas de mãos dadas aos tresloucados anos do Charleston – Valentino adotou joalheria potente, rendados dos pés à cabeça, contornos orgânicos, caimentos com franjas sobrepostas em versão melindrosa e sapatos coloridos com laços hiperbólicos. O estilista ainda fez referência à Grécia antiga, onde se inspirou nas vestes das deusas, com fendas arrebatadoras.
Enquanto Armani Privé trouxe o dourado envelhecido, construído em alusão ao período vitoriano com uma pontinha sexual no mood e a haute couture de Giambattista Valli pesou no saiote superestruturado, Gabriela Hearst, ex- -Chloé, exaltou a simplicidade (com sandálias franciscanas nos pés das modelos). Impulsionado pelo frenesi do barbiecore, o libanês Elie Saab carregou na cintilância, nas ombreiras retas e nos bordados em relevo. O conterrâneo Zuhair Murad manteve em alta o lifestyle princesa, com véu cobrindo a pouca pele à mostra e ornamentos por toda a extensão do tecido. O respiro de contracultura chegou embalado pela Bode, marca amada por Harry Styles, que seguiu aprontando: ora Emily Adams parece imersa em Woodstock, ora ela está diante da mais careta das noivas. Fechou a conta a germânica Odeeh que investiu em saia de babados e base ultradesfiada, coberta por blazer desconstruído e escarpim com detalhes de plumas.