Foto: Lionel Balteiro

O mundo mágico de Joana Vasconcelos ganha forma no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na exposição Extravagâncias – a maior individual da artista no Brasil, em cartaz até maio de 2024. A artista portuguesa ocupa o Olho e a rampa do museu, além da torre e os espaços Araucária. Suas obras monumentais são conhecidas internacionalmente e estiveram nas passarelas do desfile Inverno 2024 da Dior, realizado em fevereiro, em Paris. Sua obra Valquíria Miss Dior, que tomou conta da passarela de Maria Grazia Chiuri, é a atração do mais nobre espaço expositivo.

Com dimensões monumentais (aproximadamente 7 metros de altura e mais de 20 de comprimento), a obra mistura crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster, e fica suspensa por cabos de aço, criando uma peça única. Outro destaque é a “Valquíria Matarazzo”, que recepciona o público na principal rampa de acesso ao museu, que até então nunca havia sido utilizado como espaço expositivo. A obra havia sido criada 2014 para uma exposição no extinto Hospital Matarazzo, onde hoje funciona o complexo do hotel Rosewood, na capital paulista.

A artista plástica diz-se “muito feliz” por voltar ao Brasil e reunir sua minha última “valquíria” (Miss Dior) com a que criou especialmente o País, há quase uma década, oferecendo um diálogo não só entre as duas obras, mas também com a arquitetura do Museu. “Pela primeira vez na minha carreira, concebi uma mostra de maquetes que vai permitir explorar a ligação da obra de arte com o espaço e a arquitetura, uma ideia que surgiu a partir do privilégio que é expor no ‘Olho’ do Niemeyer”.

A mostra já passou pelo Guggenheim de Bilbao (Espanha), pelo Palácio de Versalhes (França) e o Palazzo Grassi em Veneza (Itália) e, segundo o curador da mostra, o francês Marc Pottier, ela transcende o barroco e o kitsch.  “A seleção de modelos dos seus principais projetos site-specific realizados em todo o mundo permite-nos captar a amplitude de uma personalidade extraordinária que parece ter o céu como limite”, diz. Ainda sobre Miss Dior, adiciona: “É uma obra que desafia todas as tendências artísticas e quebra a monotonia de uma estética.”

Valquírias

As Valquírias são mitos femininos da mitologia escandinava, e inspiram a artista Joana Vasconcelos em esculturas e instalações contemporâneas, criadas a partir de 2004. Essas divindades, que remontam a 200 anos antes de Cristo, sobrevoavam campos de batalha, ressuscitando os bravos guerreiros. Uma influência que transcende o tempo e ganha ar de contemporaneidade nas obras da artista.


Serviço

“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos
Até maio de 2024
Museu Oscar Niemeyer
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
:: museuoscarniemeyer.org.br