Falar de finanças com as crianças é tabu em muitas famílias e essa falta de informação pode resultar em maus hábitos financeiros por toda a vida. Afinal, é na infância que aprendemos a cultivar os bons costumes. Portanto, dar bons exemplos também é imprescindível para criar filhos conscientes. Se os pais gastam
de forma responsável, eles tendem a adotar essa postura, destacando a importância de ser um modelo na formação financeira dos pequenos.

Foto Freepik

O uso de métodos lúdicos, como o cofrinho, continua sendo uma estratégia eficiente. Porém, a tecnologia trouxe outras maneiras didáticas e divertidas. Existem produtos e serviços no mercado financeiro que estimulam o controle de gastos e auxiliam no hábito de investir desde cedo. Conheça alguns:

● Banco Inter: Possui conta digital gratuita para crianças e adolescentes de até 17 anos, com o monitoramento dos responsáveis. Benefícios como cartão de débito, gift cards de jogos, aplicativos de mobilidade e comida, e acesso a investimentos de baixo risco, como renda fixa e CDB. Além de fundos de investimentos e aplicações.

● C6 Bank: A conta Yellow permite receber mesada, fazer PIX e operações com cartão de débito com controle dos pais e responsáveis.

A educação financeira na infância define os hábitos de consumo no futuro/ Foto Freepik

● Banco Next: A conta Next Joy é gratuita e oferece cartão de débito, mesada programada, trilhas de educação financeira, Pix e pagamentos em boleto. A conta
oferece como benefício um hub de descontos com ofertas de marcas como Domino’s Pizza, Cinemark, Estrela, entre outros.

● Portal do Investidor: A Comissão de Valores Imobiliários disponibiliza conteúdos em histórias em quadrinhos que ensinam sobre finanças, planejamento e consumo. Além disso, há materiais sobre investimento e bolsa de valores.

● MBA Kids e Teens: O programa ensina o que significa finanças, como empreender e como gerir de forma inteligente produtos financeiros de forma lúdica e divertida.