Por Daniela Falcão, com fotos de Felipe Graber, Rodrigo Ramos, Felipe Miranda e Michel Rios
O fascínio da alagoana Julia Maria Nogueira pelo cangaço vem da infância, quando recebeu do avô um livrinho de cordel que contava a história de Lampião. Esse encantamento pelo sertão aumentou depois de uma viagem à Ilha do Ferro, 11 anos atrás. “Quanto estive lá pela primeira vez, a ilha não era famosa como hoje nem seus artistas tão reconhecidos. Voltei decidida a mostrar a riqueza do sertão, desfazer essa imagem recorrente que associa a região apenas a fome e seca, tristeza e morte.”
Formada em Design Gráfico, Julia viveu cinco anos em São Paulo, onde fez pós na Belas Artes. Nesse período, apaixonou-se pela arte circense. As peças de couro que havia trazido na bagagem começaram a ser customizadas por ela, com pinturas coloridas, vibrantes, que mesclavam a temática sertaneja com circo. Logo havia uma fila de gente pedindo iguais.
Na volta a Maceió, atendeu aos desejos dos amigos e, há oito anos, lançou a marca Ser’tão Encantado, deixando a carreira de designer para trás. Julia ficou conhecida pela customização da Xô Boi, sandália de couro usada pelos cangaceiros. “Lampião foi um grande estilista, as indumentárias do cangaço são riquíssimas e foram todas desenhadas por ele.” Na mesma época, passou também a pintar murais, e hoje seu traço lisérgico e místico se faz presente em fachadas comerciais, interiores de casas e até na famosa Igreja do Patacho, no litoral alagoano, e no Beco do Batman, em São Paulo.
Inquieta, há três anos começou a customizar as incríveis cadeiras feitas de galhos retorcidos por Jasson, um dos artesãos mais famosos de Alagoas – a dobradinha entre os dois foi explosiva, mas é preciso paciência para ter uma: cada cadeira leva, no mínimo, 40 dias para ficar pronta, e a fila é grande.
No fim de 2022, um convite da C&A provocou uma reviravolta em sua carreira. A previsão era de que a collab seria vendida em 20 lojas do Nordeste. Mas gostaram tanto que foi para 48 lojas, incluindo São Paulo e Rio, e boa parte das pecas esgotou na primeira semana. “A coleção foi toda inspirada no meu lifestyle. A equipe ouviu muito as minhas referências de moda, memórias afetivas de infância”, conta Julia, que também foi a modelo da campanha.
Ser’tão gostou tanto da experiência com moda que vai lançar, em breve, uma coleção de lenços de seda. “O lenço é uma peça versátil e também era muito usado no cangaço. E desde criança tinha paixão pelos lenços estampados da Hermès.”
Apesar do sucesso estrondoso das Xô Boi, Julia deu uma pausa na confecção para se dedicar à nova paixão: pintar telas que chegam a dois metros de altura. “Percebi que muita gente que comprava as sandálias não estava interessada em sua história, nem nos cuidados em sua concepção. E, para mim, elas são amuletos caminhantes. Vou voltar a fazer um dia, mas com a narrativa correta e o posicionamento adequado”, diz, com a firmeza que lhe é característica. “Não consigo fazer nada só para vender, por ser bonito, por estar na moda.”