
Simone Rocha, verão 2024 – Foto: Reprodução/WWD
Segundo o próprio Google, as gerações mais jovens estão diminuindo cada vez mais as pesquisas em sites de buscas e migrando para o search das redes sociais. Entre as fontes modernas, uma das mais consumidas é o Pinterest, que, além de rede social, também se tornou sinônimo de moodboard, fonte de planejamento e inspirações para diferentes assuntos – incluindo a moda.
Com base neste comportamento, a rede de “Pins” (como são chamadas as imagens e vídeos da plataforma) passou a monitorar as tendências em plena ascensão, o que resultou na criação do relatório anual Pinterest Predicts. Nele, a plataforma analisa os termos e estéticas que estão começando a fazer sucesso dentro de bolhas sociais e que tendem a migrar para o mainstream ao longo do ano.
Veja abaixo as tendências reveladas que já marcaram presença nas passarelas e que devem te conquistar ao longo de 2024:
Laços
De repente, tudo está embrulhado para presente! Ao menos é o que parece nessa trend hiperfeminina e que já é uma realidade nas passarelas. Dos cabelos aos pés, os laços estão em ascensão, impulsionados pela estética coquette, que ganhou força nas últimas estações. Nas passarelas, Simone Rocha abusou do recurso nas peças, enquanto a Coach incluiu os lacinhos nas bolsas da linha “Coachtopia”, que reinou em absoluto no exterior. O detalhe fofo é uma das assinaturas do estilo de Sandy Liang, designer em ascensão.
Prata em primeiro
Será que é a identidade visual de Beyoncé em “Renaissance” que continua impactando a moda ou nos apaixonamos mesmo pela prata chrome e seu tom futurista? É verdade que a moda desde sempre flerta com o tom, mas as previsões dizem que em 2024 a prata não será o segundo lugar.
Entre os mais buscados, além de looks, aparecem peças específicas como o interesse em corset metalizado, colares em camadas de prata, unhas com o efeito e até mesmo buscas por prateado na decoração.
De olho no máxi
Brincos discretos, colares minimalistas e penteados básicos? Os minimalistas que nos desculpem, mas a volta do maximalismo é uma das promessas para os próximos meses – principalmente quando falamos de acessórios. As buscas cravam um aumento de quase 50% no interesse pelos acessórios que se opõem à estética minimal, influenciada pelo quiet luxury, tendência que também deve influenciar escolhas capilares. Detalhes grandiosos que esbanjam personalidade aparecem em movimento crescente e as argolas, joias esculturais (alô, Schiaparelli!), e penteados com volume, como coques e tranças grandes, são os favoritos nas pesquisas.
Cowboy gótico
Unindo o estilo western aos elementos góticos, a união de referências tão diferentes deve aparecer mais forte em breve. Além das botas de cowboy, item must-have que nunca sai de moda, as tapeçarias com franjas, chapéus e peças no clima faroeste devem conquistar mais fãs. De acordo com o relatório, os itens devem refletir também na decoração. Inspire-se nos looks apresentados por Ralph Lauren e Chanel, que já uniram os elementos em apresentações passadas.
Grandpacore
Elementos com pegada retrô também não ficam de fora da pesquisa do Pinterest, principalmente a sua mistura com peças contemporâneas, que resulta nesse core que parece retirado do closet de avós. Ao menos, essa foi a impressão com a busca pelo termo “moda avô” e estilo urbano retrô. Para criar looks que celebram a herança de décadas passadas enquanto adicionam sua própria interpretação única, os visuais unem elementos do streetwear a peças xadrezes, sandálias papete e, claro, o colete, como apresentados nas passarelas da Loewe na última temporada.