
Loja da Glossier | Foto: Divulgação
Por Camila Salek
Estou em Nova Iorque para participar da NRF, que atualmente representa o maior encontro de varejo do mundo. Acabei de vivenciar uma conversa incrível entre o Presidente da Shopify, Harley Finkelstein, e a CEO da Glossier, Kyle Leahy. Eles discutiram sobre a revolução no varejo, a criação de uma marca icônica e para onde esses varejistas irão nos próximos anos.
A Glossier causou um impacto significativo na indústria da beleza quando foi fundada há 10 anos, sendo pioneira no formato de venda direta ao consumidor. Atualmente, com uma parceria bem-sucedida na Sephora (sendo a marca de beleza mais pesquisada na plataforma), a marca entra em uma nova fase de crescimento, mantendo filas em suas lojas todos os fins de semana. Para dar uma ideia da dimensão, a marca vende um frasco de seu perfume “YOU” a cada 40 segundos atualmente. Seu primeiro desodorante, lançado no ano passado, esgotou em 48 horas. Impressionante, não é? Como a marca alcançou tanto sucesso?
Na palestra de hoje, Kyle (Ceo da Glossier) destacou alguns fatores principais. Primeiro, a integração de conteúdo e comércio. A Glossier identificou uma oportunidade incrível em unir uma comunidade, varejo e conteúdo em uma única plataforma. Isso teve um impacto significativo na imagem da marca e na operação do mercado de beleza. Em uma fala especial, Kyle comentou que a marca teve um posicionamento muito claro desde o início, convidando a consumidora a “vir como você está e onde quer que esteja nessa nova jornada de beleza”. Para ela, as melhores e mais icônicas marcas que perduram por décadas ressoam emocionalmente. É por isso que as pessoas fazem fila em frente às lojas. Elas querem fazer parte de algo maior. E querem fazer isso com os produtos que compram, as experiências que têm e a maneira como se conectam através das gerações.
Definitivamente, a Glossier é para mim uma marca de beleza voltada para a comunidade, e essa é a sua proposta de valor. O canal de venda direta (via revendedores como a Sephora, por exemplo) sempre foi muito importante para a marca, mas elas sentiram a necessidade de evoluir para outros canais, o que as manteve não apenas liderando, mas à frente de muitas marcas.
A Glossier possui atualmente 11 lojas nos EUA e no Reino Unido. As lojas, apesar de simples, são verdadeiros centros de experiência. São lugares onde a comunidade vem para se envolver e experimentar a marca. A marca entendeu isso tão bem que o que os consumidores sentem ao entrar na loja é uma conexão muito real, inspiradora e humana. Com um reconhecimento de marca de 51%, mas menos de 1% de participação de mercado, a marca planeja rotas incriveis de crescimento atuando desta maneira, com lojas que contribuem significativamente para a conexão.
Para finalizar, destaco os principais aprendizados deste painel:
1. Inovação como um Processo Contínuo: A discussão sublinhou a necessidade das marcas de inovar e adaptar-se constantemente para se manterem relevantes.
2. Construção de Comunidade e Engajamento Autêntico: Uma comunidade forte e engajada é crucial para a longevidade da marca e ressonância com os consumidores.
3. Flexibilidade e Capacidade de Resposta: O sucesso dessas empresas ilustra a importância de ser flexível e responsivo ao comportamento do consumidor e às tendências de mercado.
Muitos insights inspirados e logo compartilho mais por aqui!