Quando uma nova loja ou showroom é aberta, surge com ela uma nova oportunidade para se conectar com o público da marca, proporcionando uma experiência completa. Neste fim de 2023, diversos nomes da moda nacional apostaram nessa estratégia para alcançar seus clientes de maneira direta e cativante.
Para saber mais sobre os melhores fashion openings que aconteceram recentemente, selecionamos algumas inaugurações que valem o destaque. Veja abaixo:
Corello no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo
Presente no mercado de calçados e acessórios há 59 anos, a grife paulista Corello retomou seu projeto de expansão e reinaugurou sua loja do Shopping Pátio Paulista, que passou por uma transformação e teve a identidade visual da loja atualizada. Este novo design segue o rebranding e novo momento da marca através de elementos chave, como madeira, recortes, formas geométricas e uma estética clean presentes no conceito visual da loja representam o DNA fresh e bold da marca – identidade que também está presente em suas coleções, campanhas e comunicações. O grande destaque do projeto fica por conta da iluminação, que foi criada para colocar os sapatos e acessórios como os protagonistas do espaço.
Showroom La Sirène, em São Paulo
Inaugurando o primeiro espaço físico no país, a La Sirène, grife brasileira de beachwear e resortwear já consolidada no mercado internacional, estreia seu showroom com foco em atendimentos de representantes e multimarcas. Localizado em São Paulo, o showroom próprio da marca finca sua presença no Brasil, que já conta com vendas nos grandes players Shop2gether e CJMares e presença em mais de 34 países.
A fim de oferecer uma full brand experience, o projeto leva os clientes para uma imersão exclusiva, a partir do DNA característico da marca e de suas coleções. O showroom traduz a identidade da grife, com tons claros e neutros. A decoração é clean, que agrega amplitude para o espaço. O grande destaque do projeto foi a iluminação, que coloca os produtos expostos como protagonistas. O showroom está localizado na Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin, Torre Oeste, 2º andar.
Showroom Armory e Yukio, em São Paulo
As marcas brasileiras Yukio, label statement de resortwear que elevou os padrões nacionais e internacionais do segmento, e a Armory, grife lançada recentemente para o varejo, inauguraram seu primeiro espaço físico no país.
A fim de oferecer uma experiência de marca completa, o showroom, idealizado por Fernando Casado, do Casado Garavelli Studio, leva os clientes para um passeio pelas coleções de ambas as marcas fundadas pelo artista e designer Fabio Yukio. O espaço traduz a identidade das grifes, auxiliado de tons claros e neutros com decoração clean, que adiciona amplitude para o ambiente, além de uma iluminação que coloca os produtos expostos como protagonistas. O showroom está localizado na Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin, Torre Oeste, 2º andar.
Agilità, Fabulous Agilità e Litt no Catarina Outlet, em São Paulo
Presente no mercado nacional há 39 anos, o Grupo Agilità deu sequência ao seu projeto de expansão e inaugurou sua primeira loja outlet. Localizado no Catarina Outlet, shopping outlet a céu aberto no interior de São Paulo, é o primeiro espaço que reúne as três marcas da holding, e reúne as grifes Agilità, conhecida pelo foco em alfaiataria e sofisticação; Fabulous Agilità, label de moda festa; e a Litt, marca casual do grupo conhecida por suas peças statement.
Projetado para cada uma das marcas apresentar suas coleções para as clientes a preços convidativos e com descontos que vão até 60%, o novo espaço segue o DNA das outras lojas da Agilità, que trazem um conceito clean e sofisticado, mas ao mesmo tempo aconchegante e com destaque para as peças das grifes.
Santa Lolla na Bahia, em Minas Gerais, no Pará e no Shopping Tietê, em São Paulo
A Santa Lolla, marca referência em antecipar as principais tendências de moda no Brasil, inaugurou em setembro deste ano, a sua primeira loja de rua em Salvador. O espaço se une às quatro lojas localizadas em shoppings na capital baiana. A chegada da label faz parte de uma iniciativa que visa transformar a luxuosa rua, conhecida por concentrar sofisticadas lojas de decoração, em um destino também de moda.
Dando continuidade ao seu processo de expansão, a marca também inaugurou mais três franquias pelo Brasil, sendo uma na cidade de Itaituba, no Pará, outra em Governador Valadares, em Minas Gerais, e, por fim, no Shopping Tietê, em São Paulo. As novas lojas da label contam com o design e identidade SL, além de todo o portfólio de produtos das últimas coleções para o Verão 24.
DelRio no Shopping Ibirapuera, em São Paulo
A DelRio, marca tradicional de moda íntima, sport e underwear, acaba de inaugurar a sua primeira flagship, localizada no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Pioneira na produção de peças de alta qualidade no Brasil, a empresa agora visa estar mais próxima de seus clientes em um ambiente idealizado para atender e receber toda a família.
O espaço de 49m² conta com um design criativo e personalizado com a exposição de produtos de todas as linhas, desde o adulto ao infantil. O projeto é assinado pelo Estúdio Jacarandá, especializado em arquitetura e design para a criação de lojas do segmento. Inspirados na identidade, visão e propósito da label, a loja reflete uma atmosfera otimizada e aconchegante produzida em tecnologia 3D. Na parte externa, a referência visual da DelRio foi impressa em formato de D em roxo, estampando toda a originalidade e sofisticação para esse momento de crescimento da marca.
Niini no Shopping Iguatemi, em São Paulo
Após apenas seis meses desde a abertura da sua primeira flagship, localizada no JK Iguatemi, a NIINI inaugura novo espaço, agora no Shopping Iguatemi, para fomentar o contato direto com o consumidor final e garantir uma full brand experience aos clientes. Com 60m², o ambiente dá sequência a identidade da label, projetado para transmitir em sua decoração a sua essência, que combina o clássico e o moderno. A estrutura minimalista foi pensada pelo arquiteto Marcelo Passarelli, que trouxe tons neutros e claros acompanhados por espelhos decorativos, responsáveis por uma percepção mais ampla de espaço. A nova loja física da NIINI está localizada no piso Faria Lima do Shopping Iguatemi, zona Oeste de São Paulo.
Casa NORDESTESSE no Parque Shopping Maceió, em Maceió
A moda e o design autoral feitos por marcas nordestinas e que expressam a regionalidade através de uma releitura moderna serão destaque neste verão no Parque Shopping Maceió. A Casa Nordestesse, espaço itinerante que reúne peças de roupas e artigos de decoração – inclusive de marcas alagoanas -, abriu suas portas no dia 5 de janeiro para trazer um pouco de cada região do Nordeste para a capital alagoana.
Criado em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, o Nordestesse tem como proposta aproximar turistas e locais de marcas que expressam em suas peças a regionalidade nordestina de forma criativa ao unirem tradição, arte e contemporaneidade. Para a pop up em Maceió, a loja recebeu curadoria especializada de Daniela Falcão, apresentando marcas de 17 estilistas e designers vindos de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
Loungerie em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte
Em intenso processo de expansão nacional, a Loungerie, marca referência em lingerie de luxo, segue um extenso cronograma de inaugurações de lojas em diferentes regiões no país. Com o objetivo de atingir novos públicos e levar a label para cidades menores, a Loungerie inaugura lojas 70m² – tamanho menor que as tradicionais da grife -, e contou com 22 inaugurações em 2023, considerando as de conceito tradicional, novos outlets e em tamanhos menores (até 70m²).
Nos últimos meses, a marca desembarcou em cidades como Santos, no litoral paulista, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e em Pouso Alegre, em Minas Gerais. Localizadas em shopping centers, os espaços seguem a identidade padrão da marca, com sua decoração irreverente e sofisticada, levando o público à uma full brand experience. Ainda que em menor tamanho, as novas lojas Loungerie contam com o vasto portfólio da marca com diferentes modelos de lingeries, loungewear, acessórios e produtos.
Além disso, a Loungerie celebrou em dezembro, em um evento especial com convidadas e clientes, a inauguração de sua primeira franquia em Uberaba (MG) no modelo store in store. O espaço fica dentro de uma loja multimarca, a Empório Abreu, que reúne diversos nomes de moda, decoração e beleza na cidade. Ela corresponde à 9ª unidade no estado de Minas Gerais.
Comemorando o sucesso de seu plano de expansão nacional, a marca inaugurou a sua 100ª loja em 2023. A abertura do novo espaço, em dezembro, localizado no Galleria Shopping Iguatemi, em Campinas, interior de São Paulo, reforça o plano expressivo da Loungerie, que está inserido dentro de um plano estratégico muito mais amplo que visa consolidar a label como uma marca protagonista no varejo de moda íntima, ampliando sua distribuição física e digital, além de estabelecer a atuação da marca em outras categorias do universo feminino.
Damyller no Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba (SP)
A Damyller – grife focada em denim sustentável – realizou a inauguração de sua loja em Sorocaba, interior de São Paulo. O projeto faz parte do processo de expansão da marca, que pretende abrir novas lojas em todos os estados do Brasil. Agora, desembarcou na região sudeste no Shopping Iguatemi Esplanada, um dos maiores centros comerciais de São Paulo. O ponto será o primeiro com o novo layout conceito, desenvolvido através de pilares sustentáveis.
Com cerca de 100m², o ambiente dá sequência a identidade da marca, inspirado na própria fábrica da Damyller, que representa sua essência com sua grandiosidade, processos, maquinários e tecidos. Em toda a lateral de uma parede foi utilizado um painel em white denim – sem lavanderia e sem uso de químicos – para trazer o informativo Guia Jeans, que identifica todas as modelagens das peças, oferecendo um manual completo para auxiliar o cliente. A nova loja está localizada no segundo andar do shopping Iguatemi Esplanada, na Avenida Professora Izoraida Marques Peres – Parque Campolim.
Carol Bassi no Shopping Cidade Jardim e no Catarina Outlet, em São Paulo, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, e no Pátio Batel, em Curitiba
Localizada no Shopping Cidade Jardim, a flagship da Carol Bassi foi inaugurada em 2019, mas recentemente passou por uma grande reforma, a fim de oferecer uma experiência de compra ainda mais imersiva às clientes CB. O projeto de 940m² se destaca pelo seu grande mosaico floral localizado no pátio de entrada da loja, desenvolvido com mais de 500 mil pedras, que capta os olhares de todos que passam e se integra perfeitamente ao ambiente da flasghip. Prezando por um conceito ainda mais confortável e aconchegante, o icônico e amplo provador da loja ganha um tom inédito de verde, e as clientes também podem se reunir no novo espaço de cafés e smoothies saudáveis, que refletem o lifestyle de sua co-fundadora, Anna Carolina Bassi.
A label também chegou ao Catarina Fashion Outlet, em São Roque, com o primeiro ponto físico outlet CB, que oferece às clientes a possibilidade de comprar peças atemporais, de qualidade e sofisticadas com descontos. A loja conta com um projeto que mantém vivo as fortes características da marca por meio dos arcos em sua vitrine e do clássico provador da marca nas cores nude e azul.
Após um ano do lançamento de sua primeira loja no Rio de Janeiro, a marca abriu as portas de seu segundo ponto na cidade, desta vez no Shopping Leblon. O novo espaço de 80m² segue a identidade de suas demais lojas, que proporcionam uma experiência de compra imersiva, aconchegante e exclusiva a todas as clientes.
Por fim, no mês de dezembro, a Carol Bassi inaugurou seu primeiro ponto na região Sul do Brasil, em Curitiba. Localizada no Shopping Pátio Batel, a loja segue a essência CB, com os característicos arcos, a pílula central e os provadores amplos. O destaque especial está na luz natural da loja, que garante uma vista ao bosque ao lado do shopping. Todas as lojas foram projetadas pelo arquiteto Marcelo Passarelli.
Hector Albertazzi em São Paulo
A icônica rua Oscar Freire recentemente recebeu a flagship da marca de acessórios de luxo, Hector Albertazzi. Toda a loja foi projetada pelo escritório de arquitetura RAD, com o intuito de apresentar um espaço alinhado com o rebranding da marca, que passa a adotar uma linguagem mais moderna e jovem por meio de uma fonte bold e um tom inédito de amarelo. Os acessórios ousados e modernos da label estão dispostos ao redor de toda loja, garantindo uma imersão completa do cliente no universo criativo de Hector Albertazzi.
Morena Rosa em Trancoso, na Bahia
A Morena Rosa, marca de lifestyle feminina, desembarca pela primeira vez em solo baiano para a temporada de verão. Inaugurada neste mês de dezembro e com duração até o fim de fevereiro de 2024, a loja da label está localizada em Trancoso, no principal ponto de referência do vilarejo, o famoso Quadrado.
A arquitetura do espaço foi inspirada na mulher Morena Rosa e representa a essência das lojas da marca espalhadas pelo Brasil. O design, com formas orgânicas, se mistura com a força dos materiais em sua forma pura. Os elementos curvos e simples refletem a feminilidade, enquanto o tom das paredes traz luz e mantém o ambiente sofisticado e jovial.
Para a estação mais quente do ano, a label apresenta em sua pop-up store as peças das coleções Brisa Latina – seu Verão 24 -, e Costa Tropical – sua linha de beachwear e living. Ilustrando sempre toda a brasilidade, feminilidade, alto-astral, sofisticação e jovialidade da mulher Morena Rosa, os itens combinam com o clima quente e elegante da Bahia e vão desde as roupas ao beachwear, até acessórios como óculos e chapéus.
Pensando em deixar sua temporada em Trancoso ainda mais especial, a label traz para loja dois parceiros: a Gente Beauty, marca brasileira vegana de produtos de beleza corporais, e a HERŌ Beautē, marca brasileira de produtos veganos e sustentáveis de beleza.