
Shapes Orgânicos, 1940. Ray Eames (Foto: Divulgação)
Charles e Ray Eames desafiaram os limites da contemporaneidade ao dar vida a obras de arte e objetos de design icônicos, marcados pela inovação tecnológica no século 20. Agora, sete esculturas criadas pelo casal estão expostas na Rive Droite (espaço cultural organizado por Anthony Vaccarello), da Saint Laurent, em Los Angeles – uma parceria entre o estilista e o Eames Office, responsável por comunicar, preservar e estender o trabalho dos criativos. A cidade americana foi o berço de criação do casal, onde, nos idos de 1941, fundaram seu escritório.
Pela primeira vez, as Plywood Scultures (esculturas de compensado, do inglês) aparecem em exposição e ficam em cartaz até o dia 26 de fevereiro, concomitante com a Semana de Arte Moderna de Palm Springs. Além das esculturas, obras relacionadas do casal Eames – como desenhos, fotos e o filme Blacktop – estão à vista do público. Um catálogo impresso também estará disponível. Quem se interessar também poderá levar as esculturas para casa. Em 2021, o Eames Office pesquisou e reeditou as Plywood Scultures em uma edição limitada de 12 unidades.

Protótipo da escultura Plywood, 1942. Charles e Ray Eames (Foto: Divulgação)
O espaço
Chamado de Rive Droit, a loja + espaço cultural é uma homenagem à linha Saint Laurent Rive Gauche, bairro de Paris que ajudou a democratizar a moda e o luxo nos anos 1960. É um espaço de expressão, estilo de vida, mostrando uma ampla gama de produtos, incluindo peças exclusivas, edições limitadas, biblioteca, vintage, música, fotografia combinada com arte, performances, exposições, eventos e intercâmbios culturais. Tem um endereço fixo em Paris, mas também ganhou uma filial nos Estados Unidos, abraçando e ampliando o universo e o DNA da marca francesa.
SAINT LAURENT RIVE DROITE
469 Rodeo Drive, Los Angeles