Emma Stone e Mark Ruffalo estrelam “Pobres Criaturas” | Foto: Bertie Watson

Um dos filmes mais comentados do ano, “Pobres Criaturas” é o novo longa-metragem do diretor grego Yorgos Lanthimos. Para o trabalho, nomeado por muitos como “Frankenstein feminista”, a atriz Emma Stone se juntou como protagonista e também produtora da obra. O resultado da dupla dinâmica pode ser medido através das 11 estatuetas do Oscar que eles concorrem nesta edição, incluindo a de Melhor Filme. Não é para menos. Conforme Bazaar já havia comentado, a história retrata a jornada surrealista e maravilhosa de uma mulher livre. Acompanhar a vida de Bella é algo encantador. No entanto, tamanho reconhecimento não pode ser medido somente pela dupla. Em entrevista exclusiva, Emma e Lanthimos comentam sobre como foi contar a história junto com o ator Ramy Youssef, Willem Dafoe e Mark Ruffalo, que completaram o elenco de sucesso. Ao papo!

  • Como foi trabalhar com Ramy Youssef?

Lanthimos: Ele é bastante brilhante e muito engraçado, muito gentil, e acho que tudo isso transparece em sua atuação. Foi muito fácil ser honesto, achei que ele era perfeito para o papel, e contamos com ele para fazer a última tomada de uma cena e ele teve uma chance a cada vez.

Stone: Sabíamos que ele iria arrasar toda vez.

Lanthimos: Eu sabia que ele poderia fazer isso e colocamos esse peso sobre ele toda vez. Foi ótimo, foi realmente um prazer trabalhar com ele.

  • Emma duplou com Mark Ruffalo a maioria do tempo. Como foi dividir as cenas com ele?

Stone: Mark é muito dedicado e tão engraçado. Foi muito divertido. Ele tem um toque de quem está interpretando na maioria das vezes, então houve muitos momentos torturadores para Mark ao longo do processo. Conforme o tempo passava, ele estava se inclinando cada vez mais para a insanidade e humor de Duncan.

Lanthimos: Nem eu conseguia imaginar o quão engraçado ele seria. Eu sabia que ele poderia ser engraçado, porque foi por isso que o convidei para o papel do Duncan. Ele entrou e desde o primeiro dia de ensaios foi tão hilário. Não conseguíamos parar de rir sempre que ele entrava para fazer alguma coisa. Foi insano. Mark encontrou algo que eu não poderia ter pedido a ele ou imaginado e capturou isso. Me divertiu muito e se tornou uma parte importante de toda a jornada.

  • Willem Dafoe também possui um papel complexo ao dar vida para o Dr Godwin. Como foi acompanhar a construção do personagem através do trabalho do ator?

Lanthimos: Willem adora estar no set, por isso nosso diretor de fotografia, Robbie Ryan, o adora tanto, porque ele sempre estava no local. Willem é muito engraçado de diferentes maneiras e está muito disposto a tentar qualquer coisa. Com seu personagem, ele tinha essa questão toda com a maquiagem, teve que passar tantas horas fazendo a caracterização. Ele nunca reclamou disso. Queria que seu personagem fosse bastante gentil e complexo, acho que é realmente difícil fazer o que ele conseguiu no resultado final. Foi uma alegria trabalhar com ele, que é simplesmente alguém que você sempre quer ter por perto.

Stone: Ele é brincalhão, leve e fácil de estar por perto. Ele teve tanta experiência no mundo e não tem julgamento. É muito livre, então é uma energia realmente agradável de ter por perto. Ele é muito um companheiro de equipe, além de ser um ator generoso e presente também.