Por Thais Amormino
Artefatos dos mais variados (grandes ou pequenos) estão ao redor de Cairo e são testemunhos da importância histórica da capital egípcia. As pirâmides de Giza, a Grande Esfinge, Sakara, Citadel, a Cidade Antiga – berço da Igreja Católica Cóptica, onde, segundo à Bíblia, Jesus ficou escondido no tempo de Herodes – e a Torre do Cairo, no vibrante bairro Zamalek, são apenas alguns dos pontos turísticos que fazem de Cairo uma das cidades mais verdadeiramente únicas e fascinantes para se visitar.
A Praça Tahrir, no meio da capital do Egito e palco de grandes acontecimentos históricos, como a revolução de 2011 contra o então presidente Hosni Mubarak, é o lar do incrível Museu Egípcio do Cairo, construído em 1901. Também vale a pena visitar o recém-inaugurado Grand Egyptian Museum, em Giza.
Para quem deseja desvendar a história de Cairo, as esplêndidas mesquitas (que contém o melhor da arte islâmica), palácios do século XIX e grandes avenidas devem estar incluídos no roteiro. Os destinos são a melhor maneira de absorver o burburinho vibrante da cidade cativante, agitada e harmoniosa – muitas vezes caótica, mas inegavelmente colorida. E não se esqueça: nada como um pôr-do-sol a bordo de um Felluca, navegando pelo esplêndido Rio Nilo e admirando a cidade.
Onde ficar
A capital do Egito oferece possibilidades infinitas e surpreendentes de hospedagem – como o histórico Nile Ritz Carlton. Fundado em 1959, pelo presidente Gamal Abdel Nasser, o hotel tem uma localização privilegiada: está situado à beira do Nilo, o que proporciona vistas deslumbrantes do rio e da cidade, incluindo as pirâmides e a esfinge em dias claros.
Desde 2008, o hotel leva a assinatura do luxuoso grupo Ritz Carlton, que já avisam os hóspedes o que podem esperar: conforto e sofisticação na medida certa, sem pretensão e com um toque cosmopolita. The Nile Ritz Carlton tem a maior piscina do Cairo, acompanhada de cabines privativas, mini studios (disponíveis para day use), spa, centro de wellness, lojas, cafés, bares, casino (da rede Crockfords Londres) e nove restaurantes, em que é possível desfrutar de uma culinária que combina sabores locais e internacionais.
Desde a chegada, o hotel e a equipe de guest relation se certificam dos mínimos cuidados, incluindo late check out. Os 229 quartos e 49 suítes oferecem o tipo de conforto que faz com que qualquer um sinta-se em casa, com acolhimento personalizado.
Aos amantes de café da manhã, o recém-reformado restaurante Culina – com visão privilegiada para o Museu Egípcio – oferece um breakfast completo e digno da realeza. Seguindo a máxima “os detalhes fazem a diferença”, o Nile Ritz Carlton se certifica de estar atento às minúcias, incluindo ações em prol da sustentabilidade. Experiência única e, como tudo no país, memorável.








