
O adeus à Ira Von Fürstenberg (Foto: Getty Images)
Ira Von Fürstenberg, a princesa italiana que conquistou o Brasil, morreu na madrugada desta terça-feira (19/02), aos 83 anos. Nascida Virginia Carolina Theresa Pancrazia Galdina Von Fürstenberg, em 1940, Ira (como era apelidada), entrou para o jet-set internacional no momento em que nasceu, mas se tornou parte queridinha do Brasil quando se casou, em 1961, com o empresário Baby Pignatari.
Foi um escândalo: Ira já era casada com um príncipe espanhol quando se apaixonou pelo empresário brasileiro durante uma viagem de ski, mas o amor venceu. Já em 1962, ela estava morando em São Paulo e se tornou mecenas das artes e um dos ícones da alta sociedade. Apesar do conto de fadas, o divórcio veio rápido e, em 1964, a princesa e Baby já estavam separados.

O casal Francisco ‘Baby’ Pignatari e a princesa Ira Von Fürstenberg, em 1961 (Foto: Getty Images)
Com espírito livre, decidiu virar atriz na Itália, mas chegou até a participar de produções nacionais, como a novela “Na Idade do Lobo” (1972), em que contracenou com Carlos Alberto, e os filmes “O Amante de Minha Mulher” (1978) e “Desejo Selvagem” (1979). Durante as filmagens desse último, também viveu um curto affair com o diretor David Cardoso, o “rei da Pornochanchada”.

Ira Von Fürstenberg, em 1966 (Foto: Getty Images)
Na década de 1980, já afastada das telas, preferiu se dedicar à moda: foi relações-públicas da maison Valentino e designer de joias. Até sua morte, seguiu como uma referência de estilo glamoroso das décadas passadas, ainda que uma inspiração atemporal.