Foto: Levi Fanan /Divulgação

Um dos nomes mais importantes da arte brasileira contemporânea, Lygia Clark é tema de exposição na Pinacoteca de São Paulo. A mostra Projeto para um Planeta traz um panorama da artista e ocupa as sete galerias da Pinacoteca Luz, com mais de 150 obras que demonstram seu legado de mais de 30 anos de carreira. Lygia foi uma das artistas responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto. Fica em cartaz até 4 de agosto.

Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a expo celebra o centenário de Lygia Clark, apresentando obras como a obra homônima à exposição (1960, da série Bichos), a instalação A Casa é o Corpo, feita para a Bienal de Veneza de 1968, e Maquete para Interior nº3, reproduzida em grande escala especialmente para a Pinacoteca. Na Pinacoteca, a exposição estabelece uma conexão entre as diferentes fases da carreira de Clark, apresentando suas pinturas iniciais, a passagem pelo movimento neoconcreto, proposições participativas e projetos arquitetônicos. A mostra reúne uma grande seleção de obras históricas vistas poucas vezes nos últimos anos.

“Lygia Clark tem um lugar fundamental na formação de repertório sobre formas de produzir e experimentar arte. Passados 18 anos desde a última mostra dedicada à artista no museu, é preciso assegurar que públicos das mais variadas origens e idades, sobretudo estudantes, possam não apenas ler sobre as obras e proposições da artista, mas acessá-las e vivenciá-las presencialmente”, arrematam as curadoras.

Foto: Levi Fanan /Divulgação

Exposição

A interação do público com a obra é o principal objetivo no trabalho de Lygia, cuja mostra fornece réplicas acessíveis da série “Bichos” para manipulação. As salas abrigam uma variedade de obras representativas de diferentes fases da carreira de Clark, desde as famosas obras tridimensionais até suas incursões na linha orgânica e na arquitetura. A expo explora a experimentação corporal de Clark, exemplificada por seus Objetos relacionais. Além dos trabalhos, há filmes, fotos e documentos, complementados por um catálogo bilíngue, que inclui ensaios e textos históricos sobre a vida e obra de Lygia Clark.

Foto: Levi Fanan /Divulgação

Serviço

Lygia Clark: Projeto para um Planeta, até 04 de agosto de 2024
De qua. a seg., das 10h às 18h (entrada até 17h). Qui., das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h). Gratuitos aos sábados. Ingressos de R$ 15 (meia) a R$ 30 (inteira), com acesso aos três edifícios e válido somente para o dia marcado no ingresso. :: pinacoteca.org.br

Foto: Levi Fanan /Divulgação