Por Raquel Ayres

A moda infantojuvenil não está para brincadeira. O segmento foi novidade e destaque na 31ª edição do Minas Trend, salão de negócios de moda realizado em Belo Horizonte (MG), de 16 a 18 de abril. Durante esses dias, 28 marcas ocuparam 2 mil metros quadrados em estandes para apresentar a lojistas, compradores e formadores de opinião os lançamentos primavera-verão 2025, voltados para o público de zero a 14 anos.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o Minas Trend Kids estreou em grande estilo e, segundo ele, em mais três edições será um evento solo. O segmento de vestuário e calçados para crianças e adolescentes fatura, anualmente, cerca de US$ 3,2 bilhões no mercado nacional, com projeção de crescimento de 6% ao ano, até 2027. Os 51,8 milhões de brasileirinhos desta faixa etária correspondem a quase 20% do setor têxtil da moda. É o Minas Trend Kids – Baby e Teens chegando com números de gente grande.

Na avaliação da produtora-executiva do evento, Taciana Teodoro, a expectativa é de que a participação do segmento no Minas Trend dobre para a próxima edição. O planejamento é expandir, trazendo móveis, decoração e acessórios para bebês. “Diferentemente de nós, adultos, que usamos uma roupa por dez anos, as crianças estão sempre renovando o closet.”

 

Ousadia para a garotada

As crianças mostraram estar bem à vontade para desfilar peças com estampas florais, frutas e elementos da natureza. Foi possível ver padrões máxi para refletir a energia das estações. O metalizado esteve presente em acessórios como sandálias e bolsinhas. O tecido predominante nas coleções foi o algodão, afinal, esta turminha adora conforto.

Os meninos deitaram e rolaram com suas batas de linho, bermudas listradas e até óculos estilo aviador. Looks coloridos com uma pitada de ousadia também deram pinta na passarela. Para as meninas, o ultrafeminino veio em babados, laçarotes e brilhos. Foi possível observar que o streetwear chegou pra valer no circuito kids, realçado pelos jeans e até pelas peças de couro.

Segundo o designer e estilista da marca Pinkx, Marco Gontijo, este público busca pelas tendências que consomem diariamente como conteúdo das redes. Para os babies, vestidos de organza e tons pastel continuam em alta. Diretora criativa da Precoce (de Governador Valadares), Maria Thereza Lobato, uma das expositoras, explicou que, no universo infantil, é essencial estar de olho em comportamento e no que este público gosta de usar. “As crianças escolhem o que querem vestir”, diz.

Merecem destaque a presença de marcas que influenciam todo o mercado: Nike, Jordan, Converse e Hurley, no segmento sportswear. Levi’s no lifestyle, e a Huggies entre a turma petit. Ilustrações divertidas, estética urbana, jeans com lavagens variadas, tênis colecionáveis, listas e até inspiração no surfe marcaram o vestuário e os calçados apresentados no catwalk do Minas Trend Kids. Pelo visto, este evento – de kids – só tem o nome.