
Roland Garros – Foto: Reprodução / Instagram @rolandgarros
Os amantes de tênis podem comemorar! Chegou a hora de todos os olhos estarem focados em Roland Garros, uma das disputas mais prestigiadas do universo esportivo. Realizado anualmente em Paris, França, o torneio é famoso por ser jogado em quadras de saibro, o que o distingue dos outros três torneios do Grand Slam (o Aberto da Austrália, Wimbledon e o Aberto dos EUA), que são jogados em superfícies diferentes. O torneio, que geralmente ocorre entre o final de maio e o início de junho, é nomeado em homenagem a Roland Garros, um aviador pioneiro francês da Primeira Guerra Mundial. Roland Garros é reconhecido tanto pela dificuldade técnica que as quadras de saibro apresentam aos tenistas quanto pela sua rica história e tradição no mundo do tênis.
Tudo certo e nada resolvido

Aryna Sabalenka e Iga Swiatek – Foto: Antoine Couvercelle
Se nos últimos anos o big three (composto pelos jogadores Roger Federer, Rafael Nadal e Djokovic) levava todas, os novos ventos assopram a favor da nova geração. Por mais que Djokovic continue sendo uma ameaça (apesar de não estar no seu melhor momento), atletas como Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Alexander Zverev e Andrey Rublev conquistaram prêmios recentes e demonstram que nada está definido para Roland Garros. Já no lado feminino, Iga Swiatek, jovem de 22 anos, é a grande ameaça, mas como tudo pode acontecer, vale ficar de olho na Aryna Sabalenka, Coco Gauff e Elena Rybakina.
É do Brasil
O Brasil teve 100% de aproveitamento no qualifying de Roland Garros. Após Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Laura Pigosssi também venceram e avançaram para a disputa do Grand Slam. Como Thiago Wild e Beatriz Haddad já estavam garantidos, o Brasil vai ter seis representantes nas chaves principais de simples do saibro de Paris.
Parceria de peso

Ben Shelton – Foto: Divulgação On
Falando em Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, ambos são a nova sensação das marcas. O italiano, que é parceiro da Gucci e protagonizou uma campanha nos captada por Riccardo Raspa, que seguiu o jogador de tênis campeão durante os treinos e torneios ao redor do mundo. Já o jogador espanhol é embaixador da Louis Vuitton. Recentemente, ele estampou as fotos de um guarda-roupa personalizado. Ambos também são parceiros de marcas de proteção solar, Alcaraz com ISDIN e Sinner com La Roche-Posay. Ainda em autocuidado, Serena Williams, aposentada das quadras, criou sua marca de maquiagem que conversa com o universo do esporte, principalmente na estética das embalagens dos produtos, que ainda não são comercializados no Brasil.
Representando os Estados Unidos, Ben Shelton, o tenista número 1 do País, é garoto propaganda da parceria entre a On e Loewe. A marca suíça e a espanhola criaram um portfólio com uma seleção de roupas esportivas, agasalhos e calçados, com tecnologia e sofisticação. Os produtos contam com o novo logo conjunto das marcas, em que os dois “L” de Loewe se encaixam com as letras de On.

Sinner com a nova bolsa da Gucci em parceria com a HEAD – Foto: Antoine Couvercelle
Na primeira rodada do evento, Jannik Sinner apresentou a nova duffle bag, desenhada pela Gucci e produzida pela HEAD. Em couro branco, sua silhueta clássica é definida pela faixa Web verde-vermelha-verde exclusiva, uma homenagem à rica herança da Casa em equipamentos de tênis que remonta à década de 1970. O logotipo Gucci x HEAD, simbolizando a parceria entre as duas Casas, é exibido em destaque na lateral. Inclusive, a Gucci expandiu significativamente a sua gama de produtos para o tênis, incluindo acessórios, calçados e ready-to-wear – todos identificados pela icônica faixa Web. Sinner usará a duffle bag personalizada nos próximos torneios desta temporada. Inclusive, é uma boa pedida para Wimbledon, em que a cor branca é presença obrigatória.
Passarela diferenciada
Ver essa foto no Instagram
Em março deste ano, Pelagia Kolotouros estreou como diretora criativa da Lacoste em Paris. O local para o debute? Um dos mais renomados complexos de tênis do mundo: Philippe-Chatrier. Situado a poucos quarteirões da sede da marca, o estádio foi construído em 1928 em homenagem a René Lacoste, já que dois anos antes ele havia revolucionado o tênis e deixado sua marca indelével no esporte. Em 1926, René já era bicampeão do Torneio de Wimbledon. Foi nesse ano que o francês, apelidado de “o crocodilo”, se destacou ainda mais. Incomodado com os uniformes da época, que eram mais engomados e que comprometiam a performance dos jogadores, Lacoste percebeu a necessidade de uma mudança com foco na funcionalidade e no conforto. Desta forma, ele introduziu sua própria invenção de estilo, que transformou para sempre o vestuário esportivo. Décadas depois, a Lacoste continua a honrar esse legado com a apresentação de Kolotouro em um local tão icônico. Desta forma, o saibro ganhou ainda mais um brilho especial com tamanha valorização.
Adeus?

Rafael Nadal – Foto: Reprodução / Instagram @rolandgarros
Conhecido como Rei do saibro, Rafael Nadal, maior campeão do Grand Slam francês, com 14 títulos, pode estar preparando uma possível despedida do tênis em Paris. O tenista de 37 anos já revelou que quer fazer de 2024 uma temporada de adeus, e nada mais especial do que fazer isso no local onde reinou parte da carreira. A prova de que os holofotes estão nele veio antes mesmo do torneio começar oficialmente. Durante a semana, os competidores estiveram em quadra para aquecer e fazer os últimos treinos. Essa atividade não costuma ter um grande público como foi nesta segunda. Quando Nadal foi treinar, o ambiente se tornou um grande encontro com direito a sessão de autógrafos. Isso já indica como a presença do atleta será uma atração à parte este ano.
Eterna dupla

Nadal e Federer – Foto: Reprodução / Instagram @louisvuitton
Falando no espanhol, dias antes do começo de Roland Garros, a Louis Vuitton reuniu ele e Roger Federer nas montanhas da Itália. A campanha Core Values traz a dupla fotografada pelas lentes de Annie Leibovitz. Nas imagens e vídeos de divulgação, as duas lendas aparecem em uma viagem pelas nevadas Dolomitas. A nova campanha sucede as imagens de Messi e Cristiano Ronaldo jogando xadrez e homenageia as jornadas extraordinárias. O slogan da campanha é “há jornadas que se transformam em lendas”. A 3.000 metros de altitude, longe da familiaridade da quadra, eles, que são amigos pessoais, são colocados como companheiros em uma ascensão compartilhada.
Nas telonas

Zendaya entre Josh O’Connor e Mike Faist no filme “Rivais” – Foto: Divulgação
Se na moda o tênis segue em crescimento, nas telonas o tema segue em alta. O filme “Rivais”, protagonizado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor, conta a história de Art (Mike), um campeão de tênis do Grand Slam, que se vê do outro lado da rede do promissor e agora esgotado Patrick (Josh), seu ex-melhor amigo e ex-namorado de sua esposa (Zendaya). Por mais que o longa-metragem tenha algumas questões polêmicas, principalmente envolvendo o esporte, o filme deu uma dimensão maior para o esporte.
Já para os fãs de carteirinha, Roger Federer anunciou seu documentário pela Amazon Prime. “Federer: 12 dias finais”, produção que mostrará os 12 dias de bastidores da aposentadoria do tenista suíço, teve uma equipe de filmagem com acesso total aos seus últimos dias como jogador. O longa chegará a plataforma no dia 20 de junho. Surfando a mesma onda, Serena, que se aposentou antes, irá lançar uma série de oito capítulos, nomeada como “Na Arena: Serena Williams”, que estreia a 10 de julho na ESPN+. A expectativa também é alta para a nova temporada de Break Point, da Netflix, que acompanha os novos jogadores.