Foto: divulgação

O nome de Eduarda Galvani é daqueles que têm despontado no cenário de moda noiva do Brasil. Natural do Rio Grande do Sul, a estilista tem como marca registrada os vestidos ultra românticos, com silhuetas que valorizam a forma feminina e trazem um quê de atemporalidade. Bazaar Noiva a entrevistou para entender o que está por trás de seu sucesso e o resultado desse papo pode ser visto abaixo.

Conte um pouco de sua trajetória como estilista de noiva. Como tudo começou?

Minha trajetória como estilista de noiva começou com uma forte influência familiar, eu cresci assistindo minha avó, Celina, trabalhar com tingimento de vestidos de noiva e festa. E assim, desde pequena, eu adorava fazer esboços de vestidos e imaginar como aqueles tecidos iriam se transformar em vestidos. Aos 15 anos, desenhei meu primeiro vestido, que depois, com a ajuda da minha tia-avó, costureira de noivas, tiramos do papel. A partir desse momento comecei a ter vontade de criar peças para mim e minhas amigas.

Um pouco mais velha eu decidi investir na carreira de designer e comecei minha graduação em Porto Alegre. Após um semestre, fui estudar em Londres, nas renomadas St. Martins e London College of Fashion, onde desenvolvi um olhar mais apurado para o luxo. Voltei ao Brasil e trabalhei em algumas empresas, mas foi em 2015 que percebi que era a hora de iniciar meu próprio empreendimento. Foi assim que fundei o Eduarda Galvani Atelier em Porto Alegre. Comecei desenhando e costurando em casa, no quarto do meu irmão, com ajuda da minha avó e depois o negócio foi crescendo organicamente.

Hoje, fico muito feliz de dizer que o Eduarda Galvani Atelier é uma marca reconhecida nacionalmente, especializada em vestidos de noiva, festa e debutantes. Recebemos as clientes em nosso espaço físico em Porto Alegre ou com atendimentos online para todo Brasil.

Como você descreveria a noiva com que você costuma trabalhar? Quais as principais preocupações e desejos dela?

A noiva com quem costumamos trabalhar valoriza a atenção aos detalhes e busca um atendimento personalizado. Afinal, o vestido de noiva faz parte de um dos momentos mais marcantes de sua vida, e entendemos a importância dessa data. Por isso, nos dedicamos a oferecer a melhor e mais completa experiência.

Algumas noivas chegam até nós com uma visão clara do que desejam, e estamos aqui para transformar esse sonho em realidade. Outras precisam de mais orientação e ajuda para desenvolver suas ideias. Independentemente do nível de conhecimento sobre moda, todas compartilham o desejo de ser atendidas com cuidado e de ter um vestido que reflita perfeitamente seus sonhos e personalidade.

Quais seriam as principais características do seu trabalho?

As principais características do meu trabalho incluem uma atenção meticulosa aos detalhes e um atendimento extremamente personalizado, desde o primeiro encontro, as provas, até a tão esperada entrega buscamos que seja especial. No Atelier contamos com uma equipe de costureiras extremamente qualificadas, que trabalham com precisão e dedicação. Realizamos quantos encontros forem necessários para entender completamente os desejos e transformar no vestidos dos sonhos.
Nosso foco é transformar esse momento mágico, seja para a noiva ou para qualquer cliente, em uma experiência verdadeiramente especial e personalizada.

Qual o processo de criação de um vestido? Quantos meses/provas/ reuniões são necessárias?

O processo de criação de um vestido no Eduarda Galvani Atelier varia bastante de acordo com a complexidade do modelo e as necessidades de cada cliente. No entanto, sempre recomendamos que as noivas nos procurem com antecedência para garantir que todas as provas e alterações necessárias possam ser realizadas. Para vestidos mais simples, alguns meses de antecedência são ideais, enquanto vestidos mais complexos podem exigir até um ano de planejamento.

Normalmente, começamos com um primeiro encontro, onde eu, Eduarda, converso com a cliente para entender detalhes sobre o evento, as expectativas e o estilo de vestido desejado.

No segundo encontro, apresento alguns croquis diferentes que desenhei com base na nossa conversa inicial. Às vezes, precisamos de mais um encontro para rever os croquis e fazer ajustes antes de escolher o design final.

Em seguida, com a escolha do croqui, realizamos a primeira prova com uma modelagem realizada no algodão cru. É nesse momento que a cliente consegue começar a visualizar como o seu vestido vai ficar.

O número de provas seguintes varia de cliente para cliente e de vestido para vestido, podendo haver entre quatro a seis provas até o vestido ficar completamente pronto. Fazemos quantas provas forem necessárias para garantir que o vestido esteja perfeito. Para que entendam o tempo de produção, temos uma média de de 170 à 200 horas de trabalho para aqueles vestidos mais complexos. No entanto, nosso maior compromisso é sempre trabalhar com a excelência, garantindo que cada vestido seja único e perfeitamente ajustado às expectativas da cliente.

Sua marca tem ganhado muita notoriedade. Quais os planos para 2024?

É com imensa alegria que podemos dizer que o Atelier segue crescendo. Em 2024, já conseguimos entregar dezenas de vestidos, com destaque especial para um casamento na Itália da nossa querida cliente Cintia Chagas.

Sempre digo que é muito gratificante continuar crescendo, ainda mais depois de passarmos por uma pandemia em que a maioria dos eventos foi cancelada ou adiada.

Para o futuro, nosso foco é crescer, mas sem perder a qualidade e a experiência personalizada que oferecemos. Este ano, planejamos lançar algumas novidades, incluindo uma nova coleção chamada “On Demand”, que visa atender à demanda de quem busca vestidos para um evento próximo, sem perder a elegância e a qualidade de um Eduarda Galvani Atelier.

Além disso, estamos empenhados em algumas ações sociais. Planejamos lançar uma campanha de venda de produtos feitos a partir de retalhos do atelier, cuja venda será totalmente revertida para doações a causas sociais. Estamos cientes de que a moda pode gerar muito lixo e temos nos esforçado para reaproveitar todos os retalhos da produção. Estamos sempre buscando maneiras de ajudar a sociedade e tornar nosso processo mais sustentável.