Buenos Aires – Foto: Baárbara Martinez / Redação Bazaar

Aviso: esse texto não contribui nada para a rivalidade entre Brasil e Argentina. Dito isso, é impossível ir até Buenos Aires e não se apaixonar – seja pela paisagem, as ruas, comidas, pessoas e cafés que marcam cada esquina da cidade com influencias europeias. Acredite, alguma coisa fará você pensar: ‘e se eu me mudar para cá?’. Não atoa, recentemente, que por conta da inflação, a capital argentina foi inundada por brasileiros. No entanto, mesmo com a troca de governo, que acabou deixando as coisas mais caras por lá, o turismo ainda segue ganhando força, principalmente graças a gastronomia. Para te ajudar no roteiro de sua próxima viagem portenha, te conto abaixo os meus locais favoritos (com poucas filas e sem perrengue), que que vão te fazer querer ficar na Argentina:

Café toda hora

Se você, assim como eu, é apaixonado por café, prepare-se para ter os melhores brunches. Cuervo é um dos cafés bombados da vez. Localizado no bairro de Palermo, o local é uma delicia e perfeito para iniciar o dia. A boa pedida é o avocado toast, levemente agridoce. Agora, se procura um local de com uma atmosfera diferente, você precisa conhecer o Clorindo, um café a céu aberto localizado atrás de uma biblioteca. O ambiente é incrível, assim como as medialunas recheadas!

Já o Café Mishiguene, pertinho do Museu MALBA, foge das empanadas e alfajores. Lá, a comida judaica é exaltada (e muito bem servida). Agora, se você cansou de pães, recomendo a Casa Dingo, que tem um bowl divino com frutas da estação, granola, coulis de frutas vermelhas, coco ralado e mel, mas que também tem lanches, pães e cafés maravilhosos. Vale a visita! Se seu passeio é perto do Mercado de San Telmo, vale o café da manhã no Nica Café. Por fim, o Moshu e o Blanca Café também são uma delícia. Inclusive, na última opção, além de café, eles vendem produtos para casa – velas, home sprays e outros produtos apaixonantes. Comprei um home spray e toda vez que espirro em casa me sinto em BA. Saudade na certa!

Regalos

Além dos produtos para casa, comercializados no Blanca Café, outro local que vale a visita é o Turista Film Club, uma loja inesquecível para amantes de fotografia analógica. Lá, é possível encontrar câmeras, filmes, camisetas, bonés, eco bags e outros produtos. Para quem ama acessórios, a Gallery Gang é um prato cheio.

Almoço e jantar

 

Prometi que faria essa lista sem clichês, mas há dois restaurantes que é impossível não citar, são eles: El Preferido e Niño Gordo. Eleito os melhores restaurantes do mundo, além do atendimento primordial, a comida é surreal de boa. Dica: El Preferido no almoço (com salada de tomate, milanesa empanada, tortilha e sorvete de sobremesa) e Niño no jantar. Nos dois restaurantes, é interessante sentar dentro do local, por mais que tenha lugar na rua. Sem esquecer do Corte comedor, que apresentou a melhor carne que comi na região.

Hora da sobremesa

Se você ama Cinnamon roll, marque na agenda para conhecer o Cinna – o paraíso do pãozinho de canela. O local prepara vários estilos do doce, desde os mais simples até os mais chocolatudos. Aposto que algum vai te agradar. Agora, se for fã de cheesecake, o Malcriada Café vai ser o seu paraíso. Vale pedir o de framboesa e pistache (inclusive, dá até para dividir já que o pedaço é gigante). Ainda, o espaço é super aconchegante e gostoso.

Pausa para o drink

Enquanto a maioria vai falar do Up Town, bar que não consegui nem entrar, porque a fila estava gigante e completa por brasileiros (ainda bem que não consegui entrar), te indico o Floreria Atlántico, localizado no bairro de Calle Arroyo. Na lista dos 50 melhores do mundo, o bar foi a opção para uma noite animada e sem muita espera. Durante o dia, o local é uma floreria incrível e na parte da noite, uma portinha se abre para dar acesso ao bar, em um corredor imenso, onde há mesas, mas o legal mesmo é sentar no balcão – no qual não precisa colocar o nome na lista de espera. Quando fui, havia um DJ discotecando em vinil, o que deixou o clima ainda mais legal. Os drinks estavam espetaculares e a comida, impecável.

Agora, mais perto de Palermo: o Tres Monos. Um local despretensioso, mas surpreendente. Aqui, os drinks autorais são um espetáculo. O local possui vários neons e um ambiente musical forte. Inclusive, o cardápio imita um encarte de CD. Super cool! Agora, caso você goste de algo mais clássico, o Vini Bar é uma pedida certeira. Pertinho do Tres Monos, o bar de vinho é muito aconchegante. Com cadeiras na calçada e muitas luzes de vela, o espaço é encantador, assim como a cartela de vinhos. Outro bar/restaurante incrível é o Cochinchina. O ambiente moderno e com toque oriental garante uma noite inesquecível. Os drinks são ótimos, inclusive, os aurorais. Além disso, a comida é ótima. Vale sentar no balcão para ver os drinks sendo preparados. Ahh, quando fui, também tinha um DJ tocando. Um local memorável é o AVG Electric Café, um bar embaixo do trilho dos trens que também faz discotecagem de disco.