Sasha Meneghel fala sobre a Mondepars – Foto: Divulgação

Sasha Meneghel é o mais novo nome da moda nacional. Após estar nos holfotes como modelo e influenciadora, a jovem de 25 anos engata de vez em sua carreira como estilista com a criação de sua marca de roupas, a Mondepars. O nome é um neologismo que une as palavras monde (mundo em francês) e pars (parte em latim), ou seja, “parte do mundo”. A fundadora e diretora criativa da marca afirma que a proposta principal é misturar estilos e referências, combinando o streetwear com a clássica alfaiataria, sempre revisitados com um toque de funcionalidade. Já a inspiração para as criações vem em vários lugares, desde os antigos figurinos de sua mãe, Xuxa Meneghel, até a sua graduação em moda na Parsons School of Design, em Nova Iorque, se esquecer da  arquitetura e arte, que embalam sua vida e se traduzem em cada peça da nova e primeira coleção. Em uma conversa exclusiva com a Bazaar, a profissional destaca os desafios e delicias de embarcar nessa nova jornada. Ao papo!

BZ: Como foi criar a sua própria marca de moda? Quais foram as suas maiores inspirações e desafios nesse processo?

SM: Desenvolver a Mondepars tem sido um processo repleto de desafios e muitas realizações. Comecei a sonhar com a minha marca logo após me formar da Parsons em 2020, esse sonho tomou forma a quase dois anos atrás, quando comecei a juntar meu time e criar o DNA da Mondepars. Minhas inspirações vêm de diversos lugares, como arquitetura, arte, livros de história, e mulheres fortes que tenho ao meu redor. Os maiores desafios que encontrei durante meu processo de criação foram manter um olhar consciente para a cadeia de criação, encontrar parceiros que tenham compromisso com a qualidade de entrega e responsabilidade socioambiental, mas também encontrei muitos profissionais especiais e comprometidos nesse processo.

BZ: Qual é a essência da sua marca de moda e o que a torna única no cenário atual?

SM: Nosso objetivo é fazer peças atemporais. Aquela peça que se passa de geração em geração. Somos uma marca consciente do nosso impacto socioambiental e nosso objetivo é estar em constante evolução. Estamos na contramão do fast-fashion, no movimento de consumidores que valorizam a durabilidade, matéria prima e o acabamento. Como marca, nossa vontade é fortalecer esta cultura.

BZ: Você sempre foi apaixonada por moda e teve uma relação próxima com grandes marcas. Como essas conexões influenciaram na construção da Mondepars? E como toda essa proximidade com o mundo da moda moldou sua visão sobre esse universo?

SM: Desde muito nova me encantei com o mundo da moda e como ela interage e molda a sociedade. Em cada desfile e re-see que vou vejo como uma oportunidade de aprender e me inspirar. Seja nos detalhes das peças, acabamentos ou materiais.

BZ: Quais são os elementos de estilo que você mais valoriza ao criar suas coleções?

SM: O DNA da Mondepars é composto por um estilo contemporâneo com peças versáteis e atemporais. Tento sempre trazer o utilitarismo para as roupas, com ajustes que permitam diferentes formas de uso. Aposto na casualidade e conforto do streetwear ao mesmo tempo em que adoro a clássica alfaiataria.

Mondepars – Foto: Divulgação

BZ: Como você equilibra sua identidade pessoal com as expectativas e demandas do mundo da moda?

SM: Está sendo um processo, considerando que a marca foi recém-criada. Estou descobrindo como consigo equilibrar a minha identidade com a minha carreira, especialmente agora que sou diretora criativa de uma marca de moda.

BZ: Quais são as suas principais fontes de inspiração ao criar?

SM: As minhas inspirações são muito variadas. É impossível não olhar para a minha mãe e os seus icônicos figurinos quando estou criando. Além de outros nomes como Grace Jones e Princesa Diana, gosto de procurar inspirações fora das roupas também, como elementos da natureza, arte e arquitetura.

BZ: Você acredita que a moda pode ser uma forma de expressão pessoal e empoderamento?

SM: A moda serve como uma grande fonte de expressão pessoal e empoderamento na sociedade. A Mondepars representa a minha visão não só sobre a moda, mas sobre a sociedade e o ecossistema como um todo, por isso a preocupação em ser uma marca consciente.

BZ: Quais são seus planos e objetivos para o futuro da sua marca de moda?

SM: A Mondepars é uma marca que procura sempre melhorar. Um novo empreendimento sempre tem desafios inerentes ao segmento. Buscamos olhar para nossa produção de forma crítica, sempre com atenção no acabamento e durabilidade da peça. Já temos nosso plano de 5 e 10 anos de crescimento para a marca, mas estamos focados no lançamento e em finalizar nossa próxima coleção de verão. Também sonhamos em ter uma loja própria, o que deve acontecer em um futuro breve.