
Dries Van Noten, verão 2025 – Foto: Divulgação
O estilista belga Dries Van Noten, dono de um talento excepcional e considerado um dos melhores de sua geração, encerra nesta temporada sua carreira à frente da marca homônima. Nos anos 80, no início de sua trajetória, ele sonhava em ser visto e ouvido pelo mundo. E conseguiu!
Neto de alfaiate, Dries Van Noten deixa a marca seis anos depois de vendê-la para Puig, conglomerado que controla labels como Carolina Herrera, Rabanne e Jean Paul Gaultier. A aposentadoria, após quase 4 décadas de moda, vem acompanhada de uma longa carreira repleta de momentos marcantes. Destacando sua habilidade quase divina em combinar tecidos étnicos, cores, texturas em um mix and match único.

Dries Van Noten em seu desfile final – Foto: Getty Images
No seu desfile final, Dries Van Noten trouxe um toque nostálgico ao escolher o modelo que abriu seu primeiro show na Paris Fashion Week em 1991. Além disso, outros modelos que desfilaram para ele no início de sua carreira também participaram do desfile de despedida. A coleção foi uma celebração de sua melhor versão sobre moda: colorida, viva e marcante, refletindo seu tradicional talento.
Para assistir ao desfile, estavam presentes convidados especiais como Pierpaolo Piccioli, ex-diretor criativo da Valentino, entre outras figuras influentes. Em seu emocionante comunicado de despedida, o criativo agradeceu aos fornecedores, ateliers e bordadeiras na Índia, destacando: “Quero mudar o meu foco para todas as coisas que eu nunca tive tempo de me debruçar. Estou triste, mas, ao mesmo tempo, feliz. (…) Sinto que é o momento para dar espaço para que uma nova geração de talentos traga sua visão à marca.”
Seu substituto será anunciado em breve, e acredita-se que por um tempo o estilista ainda siga participando da marca. Dries Van Noten deixa um legado inestimável para a moda, inspirando novas gerações de designers a explorarem a criatividade e a individualidade em suas criações.