Há certas regras de etiqueta profissional, seja nos códigos de vestimenta ou de comportamento, que seguem sem ser ditas ou compartilhadas – como se fossem tabu. A consultora Alexandra Loras criou um curso que vai além das étiquettes, com pitada de brasilidade, depois de atuar como consultora de diversidade e inclusão em 150 multinacionais e também como investidora do reality “Shark Tank”.
“A ideia é destravar pessoas em suas carreiras, com mentoria e encontros presenciais e online que ajudam a atingir a liderança”, conta a francesa sobre o Élève (subir, em tradução livre), que já formou advogadas, bancárias, médicas e outras profissionais – a maioria de mulheres pretas com a “ambição” como força motriz. “Dados apontam que 80% da nossa comunicação é não verbal. Você pode ser o mais inteligente e criativo, mas se isso não conversa com a sua atitude de leadership, não vai transmitir segurança e confiança.” Alexandra passa normas de conduta, vivenciadas por herdeiros e privilegiados, enquanto mescla acessórios de poder e moda, a fim de ajudar outras pessoas a ascender em suas carreiras.
Enquanto versa sobre letramento racial no dia a dia, seu Instituto do Protagonismo Feminino oferece mentorias. “É um espaço dedicado às mulheres periféricas, visando impulsionar suas carreiras. Temos um grupo com mais de dez mil mulheres”, conta. Em meio a palestras e quatro livros publicados, lançou, no ano passado, o documentário “Inconscientes Revelados” (disponível gratuitamente no YouTube), e quer seguir contando sua vivência no Brasil. “Quando cheguei, fui observando a questão racial, notando um apartheid cordial ligado à dor histórica da escravidão. Percebi que nos espaços de poder, era sempre a única negra transitando e nem era brasileira.” Ex-consulesa da França, ela quer que suas semelhantes, unidas por uma força ancestral, ocupem novos lugares, incluindo cadeiras C-level, e consigam equilibrar a vida pessoal e profissional – assim como ela.
Em seus cursos, Alexandra Loras compartilha ensinamentos sobre ascensão social e profissional. O reflexo desta preocupação está presente em uma curadoria de objetos que a consultora fez para a Bazaar– veja abaixo:
Boas memórias
Viagens pelo Brasil e pelo mundo inspiram Juliana Accioly a dar vida a novas criações. Além do trabalho de ressignificar joias de família com peças já existentes ao lado de Marina Vicintin, na Reuse, ela também tem uma pesquisa sobre pedras brasileiras na sua marca homônima. Detalhe para o Topázio London (foto), um pingente vintage em prata banhado a ouro.
Caleidoscópio
Decoração, objetos e roupas que contam histórias fazem parte da essência da SouQ, marca brasileira que é um caleidoscópio de referências. Cada peça é pensada para combinar funcionalidade e design, preenchendo espaços com significado. Como este lenço, como truque de styling, para sobrepor saias e acinturar o look. Da casa à alma, tem produtos que encantam pelos detalhes e seu mix de texturas gráficas.
Luxo funcional
A elegância parisiense está estampada na clássica bolsa Celine Triomphe, em tamanho grande, em couro estampado. Atemporal, é perfeita para qualquer ocasião: vai de shoulder bag a crossbody, adaptando-se à funcionalidade do dia a dia. Pronta para redefinir o cotidiano da melhor maneira, tem compartimentos especiais para carregar seus itens essenciais com muito estilo.
Power woman
Paula Raia apresenta seu inverno de forma lúdica. Os tons naturais e terrosos passeiam por todo o drop, bem como os tons pastel. Pontos de cor também surgem em diferentes silhuetas, como as desta cena do curta-metragem “Uma Vaga Capacidade de Asas”, lançado pela estilista em parceria com Renan Flumian. Vestidos, saias, blazers e camisas oversized mesclam estampas xadrez e geométricas em um mix and match comfy e poderoso!
Voyage, voyage
A Rolling Mobility Suitcase (R.M.S), da Hermès, é perfeita para te acompanhar em pequenas viagens. De couro Taurillon Regate e lona resistentes, as rodinhas são as mesmas dos patins da maison, disponíveis em diferentes cores, assim como a alça.
Discretinho
Os óculos que Anthony Vaccarello desfilou no tapete vermelho de Cannes eram de sua collab com Ray-Ban. Sim, o clássico Wayfarer será vendido exclusivamente na Saint Laurent Rive Droite, em Los Angeles. Em edição limitada, serão comercializadas 1.750 peças, por us$496 cada.
Visão criativa
Com o documentário de Diane Von Furstenberg nas telinhas do Disney+, que tal dar uma rewind em sua carreira e relembrar a contribuição da designer à moda – como o vestido envelope, popularizado por ela há mais de cinquenta anos? O livro “Woman Before Fashion” (Rizzoli), de Nicolas Lor, apresenta fotos nostálgicas e contemporâneas da trajetória da estilista belga, além de personagens icônicos que cruzaram sua passarela: de Jerry Hall a Naomi Campbell e Cindy Crawford. A publicação ainda traz a relação de Diane com feminismo, políticas de gênero e empreendedorismo.
Atemporal
No século 20, os relógios de pulso, ideia de Santos Dumont, revolucionaram a forma de medir o tempo. Seus avanços refletem a contínua busca da humanidade por precisão e praticidade, como este Cartier Santos-Dumont com cronometragem precisa e o mínimo esforço. Um statement carregado no pulso.
Deu match
As criações de Gloria Coelho são sempre assimétricas e têm um toque irreverente. Caso desta sapatilha-sandália, em couro, que cobre parte dos pés e descortina outra. podem ser usadas com a bolsa de couro de sua collab com a Matri.