Giorgio Armani – Foto: Reprodução/instagram @giorgioarmani

*Matéria originalmente publicada em 11 de julho de 2024

Nascido em 1934 na cidade de Piacenza, no interior da Itália, Giorgio Armani despertava inveja em todas as crianças com as roupas feitas por sua mãe, conforme relatou durante uma entrevista. “Nós parecíamos ser ricos, mesmo sendo pobres.” O grande nome da moda, conhecido internacionalmente por seus feitos icônicos, começou sua marca aos 40 anos e precisou vender seu carro para custear a empreitada, que, como se sabe, foi magnífica.

Conheça algumas curiosidades da vida do estilista:

1 – Nascido em 1937 na cidade de Piacenza, no interior da Itália, Giorgio Armani teve uma infância humilde. Sua mãe fazia as roupas da família, e o designer afirmou em seu documentário que ele e os irmãos causavam inveja em todos, pois pareciam ricos, mesmo sendo pobres.

Giorgio Armani – Foto: Reprodução/Instagram @giorgioarmani

2 – Giorgio Armani entrou na faculdade de medicina, serviu no exército, mas os filmes despertaram sua ligação com a arte. O designer, que assinou figurinos para grandes produções como “American Gigolo”, de 1980, já quis ser diretor de cinema e afirma que essa foi sua primeira paixão.

3 – Disruptivo e buscando a democratização da moda, Armani foi um dos primeiros grandes nomes a transmitir seus desfiles online. 4 – Consciente e buscando combater a anorexia na moda, o designer baniu de todos os seus desfiles modelos que tinham um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 18 

5 – Perfeccionista e altamente crítico, no início de sua carreira na alta-costura, Giorgio não aprovava seus próprios desfiles, afirmando em entrevistas que não eram tão bons e que amargava internamente a sensação. 

6 – Co-fundador e único dono de sua empresa, Giorgio possui uma fortuna avaliada em US$ 11,9 bilhões. Suas marcas incluem a Giorgio Armani, Armani Privé, Armani Cosmetic, Emporio Armani e Armani Exchange, além de Armani Casa e hoteis de luxo.

Giorgio Armani – Foto: Reprodução/Instagram @giorgioarmani

7 – Armani foi o grande responsável pela sofisticada desconstrução da alfaiataria masculina, criando uma moda atemporal e elegante com peças fluidas e minimalistas. 

8 – Multifacetado, o estilista já criou uniformes para taxistas, aeromoças e a polícia da Itália, assim como peças para a seleção olímpica e times de futebol.

Giorgio Armani e Sophia Loren – Foto: Divulgação

9 – O italiano sempre buscou uma aproximação com celebridades para que vestissem suas peças nos eventos. No final dos anos 80, Armani contratou Wanda McDaniel, ex-colunista social, para ajudá-lo a criar uma relação com personagens famosos. 

10 – Ainda são nebulosos os planos de uma possível aposentadoria. No entanto, quando celebrou os 80 anos, Armani disse que o afastamento da moda era algo impensável. “Nós somos prisioneiros da moda. Para a vida toda. Para mim, trabalho é vida. Eu não quero descansar. Eu quero trabalhar.” –