
Gravado no Belmond Copacabana Palace, Zezé também vai cantar no programa (Foto: Miguel Sá)
Zezé Motta está à frente da edição do Especial Mulher Negra, que estreia nesta quinta-feira (25.07), às 23h, no E! Entertainment Television. Pelo quarto ano consecutivo, a atriz e cantora comanda o programa que mescla música, bate-papo, depoimentos e convidadas especiais. Além de Zezé e da convidada Preta Gil, completam o time de apresentadoras Aline Wirley e Sheron Menezzes. O especial homenageia a líder quilombola Tereza de Banguela no Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Maternidade, saúde, autoestima e os sonhos da mulher negra são os temas centrais das conversas em um bate-papo que abre os caminhos para novas gerações, que estão ao lado daquelas que continuam o legado. Aos 80 anos, Zezé Motta também é dona de uma voz única e inconfundível e, por isso, haverão números musicais. Para Preta Gil, o especial é o sinal de uma geração que resistiu, lutou e que venceu. “É representatividade para uma série de mulheres e homens que vão assistir a gente e entender como vale a pena lutar, se arriscar, se expor”, conta. “Representatividade e inspiração para muita gente.”
Além da importância de debater e pôr em destaque as questões que pertencem ao universo da negritude, o Especial Mulher Negra 2024, preocupa-se com impacto social e, por isso, conta com o apoio do Movimento Surfistas Negras – criado em 2019 com o intuito de dar visibilidade a mulheres negras e nordestinas na cena do surfe e mostrar que o mar pode ser um lugar de afeto e autoconfiança para todas.

Preta Gil e Zezé Motta (Foto: Miguel Sá)
O programa conta ainda com depoimentos de outras convidadas, como a jogadora de vôlei e medalhista olímpica Fernanda Garay, a cantora e apresentadora Gaby Amarantos, a atriz Erika Januza e a cantora Liniker. A gravação aconteceu no Belmond Copacabana Palace. A direção e o roteiro do especial são de Clara Anastácia, cineasta e roteirista criada na Favela da Pedreira, zona norte do Rio de Janeiro. A idealização e criação do projeto são de Anderson Clayton, Vinicius Belo e produção executiva de Enzo Bitarães.

Aline Wirley, Zezé Motta e Sheron Menezzes (Foto: Miguel Sá)