The Row, uma das marcas amplamente citadas na microtendência do “so demure” – Foto: Divulgação

Por Cassio Prates e Eve Barboza

Caso você também habite o país das redes sociais, parece que já faz um ano que “so demure” tomou conta do scroll – mas não faz tanto tempo assim. O termo, que em tradução livre significa “modesto”, “singelo” ou “recatado”, foi popularizado por Jools Lebron no dia 2 de agosto, em uma de suas dicas de maquiagem, na qual ensinava suas seguidoras a serem discretas no trabalho.

Desde então, a palavra explodiu exponencialmente. Na rede ao lado, já são mais de 529 mil posts, que também se proliferam por aqui e nas várias rodinhas de conversa. Até os looks de Kamala Harris já viraram meme, além do chinelo de dedo da The Row e do vestido Schiaparelli usado por Philippine Leroy Beaulieu, a Sylvie de “Emily in Paris”.

Muita gente acha isso pouco importante ou que não devemos olhar para microtendências com atenção. Mas, veja bem, “demure” é um termo que vem da cena Ballroom e tem uma relação com aceitação e passabilidade. Jools virou a palavra de ponta-cabeça (no bom sentido!), colocando-a como um grande deboche sobre o real significado de modesto na cultura, que depende muito de onde você vem. Só vale ser modesto se você for da turma milionária do #QuietLuxury? Aqui não. Jools fala, em entrevista à Dazed, que uma de suas ícones “demure” é Vênus Xtravaganza, referência master da cultura Ballroom, que abriu portas para que ela fosse quem é.

Assim como a grande maioria das palavras que surgem e viram hit, elas vêm de lugares fora do centro e são esvaziadas com sua repetição contínua fora de contexto. Isso não quer dizer que as marcas não possam usar os movimentos para entrarem no assunto, pelo contrário, muitas delas fazem isso muito bem. A diferença é saber se aquilo é adequado ou não para o seu universo. Além disso, vale sempre fazer bom uso de qualquer termo, sem apagar sua procedência. Essa é uma forma autêntica de comunicar e fazer parte do assunto do momento, caso contrário, pode virar cringe!