Rebeca Andrade – Foto: Reprodução / Instagram @rebecarandrade

Rebeca Andrade segue colhendo os frutos de seus esforços. Após quatro medalhas conquistadas em Paris, na última Olimpíada, a atleta passou a ganhar os holofotes fora dos tatames. Seja no NFL, Rock in Rio ou em uma feira de beleza, ela é ovacionada. Ícone do Brasil, a maior medalhista da história do Brasil relembra com carinho os momentos memoráveis que viveu no evento esportivo. “Teve dois momentos: o primeiro foi a medalha de bronze com a equipe, que era uma medalha que a gente queria muito, há muitos anos. A gente sabia que a gente tinha essa capacidade, mas foi difícil, mas ela veio”, dia ela, que dividiu o momento ao lado de Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares. Em segundo, o ouro, é claro “Quando olhei para minha equipe, vi todo mundo emocionado, chorando muito e vi para a bandeira [do Brasil] subindo, o hino do meu País tocando. Foi sensacional”, relembra em entrevista exclusiva à Bazaar.

Os momentos de preparo da competição também estão na memória dela. Rebecca conta que as maquiagens, sempre elogiadas pelos torcedores, são feitas por elas mesmas. “A gente faz uma make baseada no collant não necessariamente precisa estar todo mundo igual, mas a gente usa a mesma cor”, comenta, destacando que há perrengue neste processo. “A gente fica três meninas dentro de um banheiro pequeno para usar o espelho. Ficamos grudadas e vamos revezando. Uma faz o delineado, outra vai testando a base e assim vai indo. A gente vai ele se equilibrando, vai se entendendo e todo mundo fazendo cada uma a sua maquiagem”, diz ela, que é embaixadora da Vult. Nesse nécessaire mágico, os itens que não podem faltar são: delineador, base, contorno, pó, máscara de cílios, gloss e blush. “Não pode faltar mesmo, porque é o que eu uso para competir”, comenta a ginasta, entre risadas.

Com o astral leve e de bom humor, Rebecca não sente o peso de ser uma das maiores atletas do Brasil. Ao contrário, ela quer usar isso para impulsionar outras meninas, mulheres e garotas.  “A gente vem mostrando todo o nosso potencial, que a gente já sabia que a gente tinha, mas atualmente, a gente está tendo muito mais oportunidade, visibilidade e de fazer com que as mulheres continuem acreditando e mostrando que elas são capazes de alcançar os lugares que elas quiserem”, comenta. “Cada vez mais, me sinto muito orgulhosa de fazer parte dessa porcentagem de mulheres que inspira tanto”, finaliza.