Um nome tem se destacado por trás da beleza de algumas das noivas mais autênticas dos últimos tempos: Camila White. Focada no universo bridal, ela conta que suas clientes têm o perfil de quererem ser elas mesmas no grande dia. Para isso, o processo de pensar o cabelo e a maquiagem passa por entender todos os gostos daquela mulher, das suas referências de decoração até seus gostos musicais. No papo abaixo, ela conta mais sobre seu trabalho:
Conte um pouco da sua trajetória como maquiadora. Como entrou no segmento de noivas?
Eu sou formada em moda e na época na faculdade comecei a trabalhar em loja de shopping para ganhar dinheiro. Eu sempre gostei de maquiagem e, em 2011 comecei a trabalhar na loja da MAC e me encontrei como maquiadora. Depois, fui treinadora da Le Lis Blanc Beauté (a linha de maquiagem da Le Lis Blanc, que não existe mais). Quando eu saí, eu decidi focar a minha carreira em noivas. Foi quando comecei a estudar e me aprofundar mais nessa área. Me formei no Liceu de Maquiagem e na Make up Forever de NY e fiz vários cursos de cabelo também.
Comecei a trabalhar só com noivas em 2015 e nunca mais parei. Entrei neste mercado justamente no momento que o perfil de casamento estava mudando. Abriu um leque de possibilidades, muitos casamentos começaram acontecer fora de São Paulo e as noivas começaram a procurar mais esse serviço de beleza personalizado.
Como voce descreveria seu trabalho? Quais as principais características?
Eu acredito muito na beleza natural, de não transformar. Então acho que a principal característica é a naturalidade com personalidade. O meu trabalho é muito sobre entender o estilo da noiva e criar uma beleza que realmente tenha a ver com ela. Eu brinco muito falando que não fantasio ninguém de noiva. Porque antes de procurar mil referências e escolher o todos os detalhes, nós conversamos muito sobre o que ela gosta (sobre tudo, decoração, filme, moda…), qual é a sua personalidade, o que ela está acostumada a usar no dia a dia, como é o seu casamento, para depois definir qual é o caminho da beleza que vamos seguir.
Então, o meu trabalho é muito de construção e detalhe, para encontrar a mensagem que aquela noiva quer passar. Nós conversamos muito ao longo do processo e eu ajudo em todas as etapas, desde escolher as referências, os acessórios e definir o seu look de noiva.
Existe um perfil das noivas com que você costuma trabalhar? Qual seria?
As minhas noivas têm muito o perfil de quererem ser elas mesmas. Não tem muito aquele sonho de noiva princesa, de se montar. Elas querem até fugir dessa imagem tradicional da noiva, com vestido bolo, coroa… Elas querem estar lindas, mas sem fugir da sua personalidade e estilo e, por isso, procuraram uma beleza natural e que tenha a ver com elas.
Qual é o seu processo para pensar a beleza do grande dia junto com a noiva? Qual o tempo necessário?
As noivas normalmente fecham comigo com uns 9/10 meses de antecedência do casamento. E a gente começa a ver tudo sobre a beleza cerca de 4/5 meses antes do casamento. Eu gosto de começar mais ou menos na mesma época das provas do vestido, assim a gente vê tudo tomando forma.
A gente conversa sobre o seu estilo, eu mando dois questionários e peço para ela montar uma pasta do Pinterest, como se fosse um moodboard dela, com tudo que ela gosta e se inspira, não só para o casamento mas seus gostos pessoais mesmo.
Além disso, gosto de ver todos os detalhes do casamento, como moodboard da decoração, papelaria, cartela de cores das madrinhas, para entender também como é o o estilo do casamento.
Assim eu tenho uma visão “completa” sobre ela e consigo ajudar a fazer as melhores escolhas. A partir disso, eu indico os acessórios e separo algumas referências para o dia do nosso teste.
O teste de composição acontece mais ou menos 20 dias antes do casamento e é nesse momento que vamos realmente testar tudo isso que conversamos ao longo do processo. Vou criando a maquiagem junto com ela, mostrando todos os passos, aumentando a intensidade e etc, até chegar no resultado que ela quer. E montamos alguns penteados para ela decidir. Depois, eu acompanho na prova do vestido para ela se ver de noiva.
Qual sua maior dica para noivas que estejam começando a pensar na beleza do seu grande dia?
Acho que o principal é pensar no que elas gostam antes de tudo. Não acho que o casamento tem que ser um momento de inventar ou usar alguma coisa que ela não está acostumada. Acho que tem que ser fiel ao seu estilo pessoal. Isso vale tanto para mais quanto para menos. Por exemplo, se a noiva é uma mulher moderna, extravagante, que gosta de usar acessórios grandes, que brinca com maquiagem, gosta de usar cores, não vai ser no dia do casamento, que ela tem que usar uma make clean, com uma grinalda super delicada, um cabelo romântico, porque isso teoricamente remete a noiva.
Assim como uma noiva básica, que não usa maquiagem no dia a dia e ama cabelo solto, não vai casar com uma make pesada, coque me estruturado e uma grinalda ousada.
Por fim, recomendo procurar um profissional que realmente tenha o estilo dela, que vai entender as coisa que ela gosta e vai conseguir chegar no resultado que ela está esperando.
Existe algum erro que é comum as noivas cometerem nesse momento?
Acho que o maior erro é procurar seguir uma tendência ou escolher coisas que não tenham a ver com ela.