Foto: Getty Images

A moda não pode excluir, e mais que ditar, ela precisa ouvir. Assim nasceu o Fashion Futures, prêmio do Instituto C&A, braço social da C&A Brasil, e que em 2024 abre inscrições para sua terceira edição.

Dividindo a mesma visão sobre o mercado e a capacidade de transformação que a moda pode significar em um país como o nosso, a Harper’s Bazaar Brasil entra nesse ano como um parceiro, reforçando seu compromisso em apoiar causas relevantes e dar visibilidade a iniciativas que enaltecem a essência e a criatividade brasileiras, como o Instituto C&A.

Instituto C&A

A C&A foi fundada em 1941, tendo como grande objetivo a atuação próxima e integrada com a comunidade que a rodeava. Em um País em movimento e vivendo grandes transformações, 50 anos depois, em 1991, a marca sentiu a necessidade de estreitar seus laços sociais, criando então o Instituto C&A.

Com investimentos deslocados para os desafios sociais e ambientais que enxergava na indústria da moda global, o Instituto C&A passou a atuar de forma ativa na capacitação do meio, de maneira inclusiva e sustentável, através de programas de empreendedorismo, empregabilidade e inclusão produtiva.

Desde 2019, são mais de 850 empreendedores, 300 organizações e 5 mil colaboradores voluntários apoiados pelo Instituto C&A. Esse apoio impactou de forma positiva mais de 700 mil pessoas que, assim como a C&A e Harper’s Bazaar Brasil, hoje enxergam e consomem a moda com um olhar mais inclusivo e sustentável.

O que é o Fashion Futures

Mais que um projeto, o Fashion Futures assume nesta temporada um caráter de movimento, tendo seus pilares sempre muito claros: reconhecer, fortalecer e dar visibilidade para personalidades, projetos e organizações que estão trabalhando na construção de um futuro mais justo, diverso, sustentável e regenerativo na moda.

As categorias abertas para inscrições

Em 2024 serão seis categorias, quatro delas abertas a inscrição no site oficial do Instituto C&A.

Na categoria que irá promover os melhores projetos sociais ligados à moda, serão avaliadas organizações sem fins lucrativos que influenciam e buscam impactar de forma positiva o seu entorno.

O meio ambiente é também moda da alta-costura no Fashion Futures. Por isso o prêmio deste ano tem categoria exclusiva para destacar designers e marcas que buscam soluções sustentáveis, desde a matéria-prima até o produto final, com o menor impacto ambiental.

A ciência vai desfilar na premiação. Na categoria Inovação e novos materiais, ganham destaque iniciativas, pesquisadores, negócios e outros agentes da moda que pensam no futuro e buscam alternativas, com processos ou produtos, para um caminho mais consciente do mercado da moda.

Como todo entendedor de moda, o Fashion Futures valoriza a combinação de cores: vale laranja, vale preto, vale azul, vale amarelo, vale branco… Na categoria Diversidade, redução de desigualdades & responsabilidade social, serão destacados negócios de moda que fomentam a transformação pela inclusão e amplificação de vozes de grupos sub-representados, iniciativas de impacto social e condições dignas de trabalho.

A Harper’s Bazaar Brasil entra nesse ano como um parceiro, reforçando seu compromisso em apoiar causas relevantes e dar visibilidade a iniciativas que enaltecem a essência e a criatividade brasileiras, como o Instituto C&A – Foto: Getty Images

Regulamento

As inscrições encerram no dia 21/10. A divulgação dos finalistas acontece no dia 18/11 e no dia 03/12, acontece a festa de premiação em São Paulo.

Para garantir a imparcialidade e a qualidade no processo de escolha dos vencedores em cada categoria, foi formada uma banca de pessoas notáveis do mundo da moda, empreendedorismo e impacto socioambiental.

Para mais detalhes sobre os critérios de inscrição e avaliação em cada categoria, além das premiações e outras informações, clique aqui!