
Galeries Lafayette – Foto: Divulgação
A Galeries Lafayette, inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann, é um ícone do comércio parisiense e celebra 130 anos de tradição em setembro de 2024. Com 70.000 m² distribuídos em três edifícios, a loja de departamentos é reconhecida mundialmente por seu estilo e elegância à francesa, atraindo cerca de 100.000 visitantes diariamente.
Em seus mais de 15.000 m², a Galeries Lafayette abriga uma impressionante variedade de 3.500 marcas, incluindo as grifes mais luxuosas do mundo. Para comemorar seu aniversário, uma série de eventos e surpresas ocorrerá até 27 de outubro, promovendo uma celebração que une amantes da moda, beleza e apreciadores de momentos especiais.

Édith Piaf cantando na Galeries Lafayette – Foto: Divulgação
Além de toda a programação de aniversário, a Galeries Lafayette selecionou alguns dos momentos mais emblemáticos de sua história. Confira:
1894 – A Galeries Lafayette abre suas portas no número 1 da Rue Lafayette, em Paris. Esta primeira pequena loja tinha apenas 70 metros quadrados e foi fundada por dois primos da Alsácia – Théophile Bader e Alphonse Kahn.
1912 – O segundo movimento de expansão da loja foi confiado ao arquiteto Ferdinand Chanut, que imaginou uma obra-prima art nouveau. O resultado inclui não apenas a famosa cúpula, mas, também, a escadaria principal, o grande salão central e os balcões elegantemente decorados.
1919 – Aceitando o desafio lançado por Galeries Lafayette, o aviador francês Jules Védrines pousou no telhado da loja Paris Haussmann em uma aeronave Caudron G.3 em 19 de janeiro de 1919. Ele recebeu 25.000 francos em prêmios em dinheiro por sua façanha, mas teve que pagar uma multa de 16 francos por sobrevoar Paris sem autorização.

Em 1919, aceitando o desafio lançado por Galeries Lafayette, o aviador francês Jules Védrines pousou no telhado da loja – Foto: Divulgação
1975 – O célebre ator Jean-Paul Belmondo subiu no telhado da loja da Galeries Lafayette durante as filmagens de “Fear Over the City” (em francês “Peur sur la Ville”), de Henri Verneuil. Trata-se do primeiro filme em que o ator interpreta um policial e faz suas próprias acrobacias. A perseguição no telhado exigiu a reconstrução de 400 metros quadrados de cobertura de zinco no topo da loja.
1976 – A gigantesca e tradicional árvore de Natal sob a cúpula da loja encanta os visitantes desde 1976. Antes disso, as árvores decoravam apenas a avenida e a fachada. Mas foi nesse ano que a Galeries Lafayette ergueu no saguão central uma árvore de 23 metros de altura feita com 400 metros quadrados de alumínio.
1981 – O Aberto da França vai de Roland Garros à Galeries Lafayette. A lenda do tênis Björn Borg jogou algumas tacadas no terraço da cobertura da loja durante um evento organizado para crianças.
2001 – Jean-Paul Goude dirige sua primeira campanha publicitária da Galeries Lafayette com a modelo e atriz francesa Laetitia Casta. Conhecida como “As aventuras de Laetitia Casta na Galeries Lafayette”, a campanha incorporou o espírito da loja, mesclando humor e estilo para criar uma sensação de lúdica sofisticação.
2010 – A Galeries Lafayette organizou o maior desfile de moda do mundo em frente à loja, exigindo que as ruas circundantes fossem bloqueadas ao trânsito. Com a participação de 800 modelos em uma passarela de 75 metros de comprimento, o evento foi tão bem-sucedido que ganhou uma menção no Guinness Book of World Records.