Gabz usa top Sherida, brincos, pulseira e anéis Cartier – Foto: Marina Zabenzi, com direção criativa de Kleber Matheus, intervenção gráfica por Romeu Silveira, styling de Caroline Costa, beleza de Quezia Lino, hair por Lu Safro, direção de arte Alexandre Montanher, retoque Philipe Mortosa, coordenação Mariana Simon, produção executiva Zuca Hub, produtores responsáveis Caio Nogueira e Anna Guirro, produção de moda e assistentes de styling Joanna Santana e Maria Antônia Miranda, assistente de foto Gael Oliveira, set designer Roberth Augusto e assistente de produção Marcelo Buckhoy

A edição de novembro vem sempre embalada pelo espírito festivo de final de ano. A que você lê agora foge ao convencional, passa longe do peru de Natal e se ancora nas comemorações de 100 anos do Movimento Surrealista. Pretexto mais que bem-vindo para contar com a participação especial do ilustrador Romeu Silveira, que faz intervenções gráficas aqui e ali, um tanto darks, para não dizer surreais; perfeitas para a edição de aniversário de 13 anos de BAZAAR. Data mais que propícia para nos valermos do zeitgeist de terror que nos ronda e adicionarmos contornos mais sombrios ao movimento centenário.

Até a beleza se insere como uma luva (cirúrgica) e contesta o belo por meio de próteses e maquiagens, com resultados por vezes assombrosos. Traduzido em roupas, não é de causar espanto o visual místico e misterioso da drag queen Alma Negrot, artista performática que diz, em conversa com Guilherme de Beauharnais, que toda imagem é arte quando carrega um discurso.

Chiara Scelsi usa full look Dolce & Gabbana – Foto: Massimiliano Gallu, com editora de moda at large Filipa Bleck, styling por Simone Fantuzzi, beleza por Giovanna Fucciolo, hair por Manuel Ian Farro, assistente de styling Sara Gottardo, assistente de foto Irene Guastella, assistente de beleza Sara Gottardo, set designer Alina Totaro e assistente de set design Cecilia Chiapetto

Já, na contramão do terror, há marcas que se valem do lifestyle para saciar nossa eterna necessidade de pertencimento, ultrapassando os limites do guarda-roupa. Os pufes fofos, há muito tempo esgotados, da Bottega Veneta, curam qualquer trauma infantil, como Hermés Galvão bem exemplifica na análise sobre essa vertente do mercado. Bichinhos de pelúcia à parte, aliás, em qualquer formato– há quem os carregue à tiracolo –, a mulher desse finalzinho de 2024, meio punk, meio gótica, com um quê futurista, sexy, rebelde e um pouco carente, tem a alma e o estilo invadidos por uma sensação dicotômica de intensidade e leveza.

Janaye usa full look Dior – Foto: Manuel Obadia Wills, com editora de moda at large Filipa Bleck, fashion editor Joy Sinanian, make-up por Camille Lutz, hair por Bastien Zorzetto, nails por Mathilde Guyot, set design de Deborah Sadoun, fashion assistants Camille Huguenin e Ludivine Milard, assistente de foto Alexandre Le Vouadec. Agradecimento especial: Studio Auguste e Studio Montcalm

Por isso, há muito a ser dito sobre as mulheres highlanders que Maria Grazia Chiuri imaginou para o cruise 2025 da Dior, com ares da guerreira moderna que habita em todas nós, com um toque punk e viés renascentista. Nesse shake de ideias, outros caminhos nos levam a Roma e o renascimento também é tema do nosso Escape sobre essa cidade eterna, que passa por um restyling movido por uma nova geração de artistas italianos com talento para remexer a cena cultural. Ainda lá, uma villa serve de cenário para um shooting brilhante em que a Alta Joalheria da Bulgari é protagonista, além de termos estado in loco com Lucia Silvestre, diretora criativa do segmento na maison. De outra parte da Itália, Chiara Scelsi, toda de preto, imprime a volúpia que define a moda da Dolce & Gabbana.

Lindsey Wixson usa full look Miu Miu, máscara Flavia Cavalcanti, brinco, colar e pulseira Alta Joalheria Bulgari Aeterna – Foto: Karel Losenicky, com editora de moda at large Filipa Bleck, styling de Cori Amenta, make-up e hair Giuseppe Giarratana e pós-produção Petra Vokjan

E, não menos importante, a matéria de capa de Gabz, a protagonista da novela das nove, lança uma brasilidade discreta, cheia de axé, e deixa no ar o frescor de uma nova Sônia Braga. Ao final e ao cabo, delicie-se com as propostas de estilos contraditórios. Temos plumas e paetês que circularam soltos nas fashion weeks, corsets e espartilhos, símbolos que reafirmam a sexualidade feminina, perfeitos para brindar a entrada do Ano Novo, e o dourado, que dominou a cena e que pode ser uma opção na pista ao som da playlist preparada especialmente para você por Pat Cleveland. E, quem sabe, aterrorizada de prazer ou abraçada a um bichinho de pelúcia, faça a sua festa.