
Hunter Schafer no Calendário Pirelli 2025 – Foto: Ethan James Green
por Bia Sant’Anna, de Londres
“Quando fui convidado para ser o fotógrafo do Calendário, já sabendo o que ele significava por tanto tempo, não tive dúvidas que queria fazê-lo como sempre foi na sua essência: uma celebração do que a beleza significa hoje – e sexy, claro”, explica Ethan James Green durante uma entrevista em Londres para o lançamento do The Cal 2025.
O icônico calendário Pirelli, que ganhou fama por suas imagens sensuais, é publicado todos os anos desde 1964 (com exceção de 2021 por conta da pandemia) e envolveu nomes como Richard Avedon, Patrick Demarchelier, Mario Testino e Steven Meisel na sua produção.
“Ethan tem a elegância nas suas digitais, então me parecia óbvio aceitar esse trabalho com ele. E, sim, também achava que se a gente ia fazer o Calendário Pirelli, ele deveria ser revelador”, diz Tonne Goodman, editora de Sustentabilidade da Vogue Americana e Consultora Criativa e Diretora de Moda desta edição. “Sempre foi um sonho participar do Calendário. Temos que lembrar que esse é um projeto muito significativo para a arte e para a moda também, que tem um status muito grande, e que os maiores fotógrafos participaram dele.”
Ethan, 34 anos, é um fotógrafo e retratista celebrado no mundo da moda e também na publicidade – e dono da New York Life Gallery, em Chinatown. Radicado em New York, já trabalhou com marcas como Louis Vuitton, Alexander McQueen e Dior, e teve trabalhos publicados na Harper’s Bazaar, i-D, The New Yorker, Vogue e W. Recentemente lançou o livro Bombshell, que também navega por esse universo de sensualidade e nudez registrado por décadas pela Pirelli.

Vincent Cassel no Calendário Pirelli 2025 – Foto: Ethan James Green
Atualizando os clássicos
O fotógrafo, como é de praxe no projeto, escolheu pessoalmente as personalidades que seriam retratadas e foi também quem criou o conceito da edição: ‘Refresh and Reveal’ (Atualizar e Revelar). “Gosto de atualizar os clássicos e por isso esse trabalho diz tanto sobre mim. E de cara chamei pessoas com quem já tinha uma relação pessoal, como (a modelo, ativista e atriz de Euphoria) Hunter Schaffer, (a modelo e ilustradora de moda) Connie Fleming e (a artista americana) Martine Gutierrez. E a partir daí pude explorar outros nomes.”
Ethan e Tonne também decidiram incluir homens no projeto e assim surgiram o ator francês (e entusiasta brasileiro) Vincent Cassel – que foi fotografado fazendo passos de capoeira – e o ator britânico John Boyega, conhecido principalmente por seus papeis em “Star Wars” e “A Mulher Rei”.
Boyega foi fotografado em Miami e em um estúdio, assim como os outros selecionados, e disse que nunca se divertiu tanto nos bastidores: “Eu já tinha feito outras fotos sensuais antes, mas a produção envolvida nesse projeto foi uma loucura. Estava dentro do mar e tinha alguém jogando água no meu corpo com um balde, outras pessoas segurando uma tenda sobre minha cabeça… E olha só como eu estou bonito, não?”.
“Precisava de alguém totalmente nu, então me fotografei”
O próprio Ethan é um dos (auto) fotografados – o terceiro de uma lista dos 43 fotógrafos convidados pela Pirelli que também decidiram estampar a publicação. “Eu estava pedindo pra muita gente se entregar ali naquele momento de vulnerabilidade e entendi que precisava sentir aquilo também”, explica, “foi maravilhoso!”.
Participam também do The Cal 2025 a atriz britânica Jodie Turner-Smith, a cantora, atriz e modelo italiana Elodie, a atriz britânica (da série Bridgerton) Simone Ashley, a atriz sul-coreana Hoyeon, a modelo americana Jenny Shimizu (“foi uma honra tê-la nesse projeto, lembrando que ela já tinha participado do The Cal do Richard Avedon, em 1997”, conta Ethan).

Elodie Ethan no Calendário Pirelli 2025 – Foto: Ethan James Green
“Esperei muito anos por essa oportunidade”
Há ainda a apresentadora e escritora indo-americana Padma Lakshmi, que depois de muitos anos trabalhando como modelo estampa as páginas do Calendário agora, aos 54 anos. “Sempre sonhei em ser convidada por um fotógrafo, mas isso não aconteceu durante minha carreira… mas olha só, hoje estou aqui. E pra falar a verdade me sinto muito mais confiante e bonita do que aos 24 anos”, diz.
Ela já sabia que seu nome estava entre os cotados, mas entre o convite oficial e as fotos o intervalo foi de apenas uma semana. “Foi tudo muito rápido e nem tive tempo de me preparar. Só consegui fazer uma massagem e tomar cuidado com o que comia durante alguns dias”, ela lembra, apontando para uma de suas fotos, onde aparece coberta apenas por um véu. O resultado é impecável, no caso – seja na beleza artística do retrato como na sensualidade e formas da modelo.