The Great Elephant Migration – Foto: Adriana Lerner

Por Adriana Lerner

Mais uma semana de arte em Miami e a cidade se prepara para receber colecionadores e visitantes do mundo todo. Quando estou em Basel, na Suíça, para a cobertura da maior e mais importante feira de arte contemporânea do mundo, digo que estou na Art Basel.

Mas no inicio de dezembro, quando acontece a edição de inverno da Art Basel em Miami Beach, é mais apropriado dizer que estou em Miami para a Semana de Arte. Resumir esta verdadeira maratona, que acontece no Centro de Convenções de Miami Beach, a Art Basel, é deixar de lado mais de dez feiras satélites, novas exposições nos museus da cidade, visitas a coleções privadas que se preparam para esta semana e incríveis instalações por toda a cidade. Lojas de consagradas ou emergentes marcas também participam, lançando suas parcerias com artistas em eventos badalados.

Durante esta semana, conseguir uma vaga para estacionar o carro é tão difícil quanto conseguir o cartão VIP da Art Basel – o passe mais valioso desta semana, pois abre literalmente e gratuitamente todas as portas de feiras, museus e coleções privadas em horários especiais. Por isso, montamos este guia para você que vai estar em Miami planejar a semana com antecedência e aproveitar ao máximo sua experiência – com um tênis ou calçado muito confortável nos pés – pois é assim que se reconhecem os habitues das feiras e você vai conseguir chegar ao final da maratona de arte no domingo, dia 8.

Quer fazer a mesma maratona, mas não vai estar em Miami neste período? Acesse o guia completo e acompanhe diariamente nossos Stories em @arrivalsgate e @bazaarbr a partir desta terça-feira (03.12).

Art Basel

A Art Basel Miami Beach é a maior feira de arte contemporânea da América do Norte, com 283 galerias de 38 países e territórios exibindo obras de mais de 4.000 artistas no Centro de Convenções de Miami Beach. Sua origem esta’ em Basel, na Suíça, onde a feira foi fundada em 1970 por um trio de galeristas suíços: Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt.

Realizada todo mês de junho, a Art Basel atrai cerca de 93 mil participantes ao espaço de exposições Messe Basel, a tornando a mais importante feira de arte contemporânea do mundo. Messe Basel foi projetado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron, vencedores do prêmio Pritzker. O trabalho deles pode ser visto em Miami no 1111 Lincoln Road, um edifício garagem na esquina da Alton Road com a Lincoln Road, no PAMM (Perez Art Museum Miami) e mais recentemente no icônico Jade Signature, prédio residencial em Sunny Isles Beach. A Art Basel também acontece anualmente em Hong Kong e a partir de outubro de 2022 iniciou suas edições em Paris.

Em seu 22º ano, a edição de Miami Beach da Art Basel acontece todo inicio de dezembro, quando as principais galerias da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia mostram um trabalho significativo dos mestres da arte moderna e contemporânea, bem como da nova geração de estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, instalações, fotografias estarão em exibição no principal salão de exposições.

A feira, com mais de 46 mil metros quadrados, está dividida em espaços, cada um com seu curador: Galleries, Nova, Position, Meridians, Survey, Kabinett e as revistas de arte no setor Magazines. Há também uma série de conversas ao longo da semana, variando de painéis a palestras.

Em Basel eu tenho minha feira preferida: a Unlimited, que pertence a Art Basel. Ela foi trazida em 2019 para Miami Beach com o nome de Meridians. Esta edição tem curadoria de Yasmil Raymond, nascida em Porto Rico. A Meridians apresentará esculturas e pinturas em larga escala, instalações, projeções de filmes, vídeos e performances ao vivo de 18 artistas, entre eles: Alice Aycock, Rachel Feinstein , Roberto Huarcaya, Zhu Jinshi, Portia Munson, José Parlá, Danh Vo, Lee ShinJa e Franz West.

A Meridians oferece as galerias uma oportunidade única de apresentar obras ambiciosas e monumentais na edição de Miami Beach.

A Art Basel Miami Beach tem uma nova diretora geral: Bridget Finn. Neste ano 22 galerias brasileiras estarão presentes na feira (em 2023 eram 16 galerias).

Preview: 4 e 5 dezembro
Aberto ao publico: 6 a 8 dezembro
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive, Miami Beach
Mais informações: artbasel.com/miami-beach

Design District

Miami se transformou nos últimos anos e o Design District é um ótimo exemplo desta transformação que inclui museu, coleções privadas, obras de arte pelas ruas e flagship stores. Recomendo a visita as seguintes lojas pela incrível arquitetura: Thom Browne, Dolce Gabbana (vitrine), Prada (mobiliário brasileiro vintage) e Hermes.

Para almoço ou jantar, a área externa (agora ampliada) do grego Mandolin Aegean Bistro é tão deliciosa quanto a comida. Mas nesta época, sem reserva, a espera vai ser longa …

Uma excelente novidade do distrito e’ o restaurante italiano SOFIA. Comida deliciosa e localização perfeita, o restaurante tem um ambiente interno e outro externo, bem ao lado da obra de Buckminster Fuller, “Fly’s Eye Dome”.

A recomendação para visitar um edifício garagem parece estranha, mas é imperdível: a Museum Garage, bem em frente ao Institute of Contemporary Art (ICA), tem um rooftop que merece uma selfie com drone e a uma fachada espetacular.