Amira Pinheiro usa look total Ferragamo – Foto: Jorge Ewald, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Gi Macedo, beleza por Jonathan Gaio (Icon.), direção de arte Yasmin Klein, retoque Guilherme Nocera, coordenação Mariana Simon, produção executiva Zuca Hub, produtora responsável Claudia Nunes, produção de moda e assistentes de styling Luigi Torelli e Gabriela Fabosa, assistentes de foto Rafael Monteiro e Igor Almeida, e assistente de produção Caio Nogueira

A temperatura subiu na edição da BAZAAR de dezembro e janeiro! Hot é a palavrinha que permeia a edição, uma homenagem à estação mais brasileira e mais aguardada do ano. Quentes são as nossas modas – do editorial de beleza com o sugestivo título “40 graus” ao “Temperatura Máxima”, em que calor e suor são vestidos (ou seria despidos?) com estilo.

Nem nossa capa Amira, de Ferragamo da cabeça aos pés, escapa de subir as saias e adaptar os looks italianos para entrar no clima. Mariana Santana também não deixa de surpreender com sua beleza brasileira em visual colorido. E como neste verão são os acessórios que aquecem a temporada, fizemos uma seleção para você mergulhar com tudo no lifestyle praiano – inclusive com produtinhos irresistíveis de beleza.

E, claro, elencamos os chinelos mais fashionistas e os biquínis cheios de bossa, duplinha clichê que jamais deixará o posto de preferência nacional. Aliás, Tetê Laudares nos conta em Timeline a história das duas peças e a curiosa associação explosiva que marcou seu lançamento. Talvez você não saiba, mas Bikini era o nome de um atol de testes de bombas atômicas, na década de 1940. E nos lembra que, embora pareça, o biquíni não é uma invenção nossa.

Lavinia de Aquino usa vestido Prada – Foto: Josefina Bietti, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Marcell Maia, beleza por Daniel Hernandez, direção de arte Yasmin Klein, retoque Phill Mortosa, coordenação Mariana Simon, produção executiva Zuca Hub, produtora responsável Claudia Nunes, produção de moda e assistente de styling Victor Yuuki, assistentes de foto Erick Diniz e Marina Najar, assistente de beleza Patrick Pontes, set designer Kilter Paz, assistente de produção Leandro Gomes e Marcelo Buckhoy, e estúdio Boop. Agradecimentos Punto e Filo e Bossa Furniture

Mas como talento e explosão de criatividade não faltam por aqui, e porque o País está sempre em alta, elegemos o melhor do made in Brazil para encerrar 2024 comme il fault. Em Buzz, você sabe mais sobre a chegada da Oficina Brennand em uma pop-up em São Paulo, com curadoria das cerâmicas feitas por artesãos do Recife, e confere a reedição da emblemática poltrona Carmel, de Sergio Rodrigues. Sonia Diniz, da Firma Casa, mostra suas escolhas do design nacional, em peças de André Bastos, Pedro Ávila e Irmãos Campana, entre outros.

E tem mais Brasil: Luisa Strina, galerista responsável por colocar a arte brasileira na rota internacional, abre as portas de seu acervo em comemoração aos 50 anos de sua galeria. Até a literatura nacional está causando no exterior: clássicos e obras-primas de autores brasileiros, como Machado de Assis, estão tendo seu momento, como você lê em Radar. E por falar em momento, a atriz Kaya Scodelario, mergulha em suas raízes brasileiras enquanto vive a jornalista Laura na tão comentada minissérie “Senna”veja o ensaio estrelado por ela. E ainda sobre brasilidades, falamos sobre o novo MASP, que ganhou uma solução arquitetônica, que só nos enche de orgulho.

Seguindo rastros solares, como destinos de verão convidamos você para um passeio pela Ilha do Ferro, entre a caatinga e o rio São Francisco, em Alagoas, para conhecer um pouco da vida e obra de seus residentes-artistas, que fazem do povoado uma referência na arte popular brasileira. Voltamos ao Rio para entender quais os hotspots da vez, já que os cariocas oscilam como ondas na escolha dos melhores points da cidade – e das praias. Já no mood, pode soar bem a playlist que Clementaum preparou especialmente para a BAZAAR, em ritmo de festas. A DJ e produtora aproveitou a tour europeia para pinçar uma seleção para lá de veranil e, como ela diz, “feita para bater o leque na pistinha”. Jeito melhor de começar 2025, não tem. Feliz Ano Novo!