
Foto: Divulgação
Natural de Burkina Faso, o arquiteto Diébédo Francis Kéré foi o primeiro de sua comunidade a frequentar a escola. Ele relata que, na época, o calor excessivo, a superlotação das salas e os materiais usados na construção impactavam diretamente o aprendizado das crianças.
Kéré utiliza, então, as vivências e oportunidades que teve como base para o trabalho que desenvolve atualmente. Primeira pessoa negra a receber o Prêmio Pritzker, seus projetos de destaque incluem a Escola Primária de Gando, em sua cidade natal, a instalação Sarbalé Ke (Casa das Celebrações) para o Coachella 2019 e o Pavilhão Serpentine de 2017, em Londres.
As criações do arquiteto priorizam soluções sustentáveis e representativas. Entusiasta da ventilação natural, Kéré idealiza espaços que fortalecem o senso de comunidade e valorizam o uso de materiais acessíveis. Pensando nisso, ele será responsável pelo projeto da Biblioteca do Saber, uma biblioteca pública que será construída na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da agenda cultural carioca e o projeto ainda não teve a data de início divulgada.

