
Schiaparelli por Daniel Roseberry – Foto: Divulgação
O Victoria and Albert Museum, em Londres, anunciou para março de 2026 a abertura da primeira exposição dedicada exclusivamente à Maison Schiaparelli no Reino Unido. Intitulada “Schiaparelli: Fashion Becomes Art”, a mostra irá celebrar a trajetória visionária de Elsa Schiaparelli — uma das estilistas mais inovadoras do século 20 —, conectando suas criações pioneiras às atuais interpretações de Daniel Roseberry, diretor criativo da marca desde 2019.
A exposição contará com mais 200 objetos, incluindo roupas, acessórios, joias, pinturas, fotografias, esculturas, móveis, perfumes e materiais de arquivo, a exposição destacará as colaborações de Schiaparelli com artistas como Salvador Dalí, Jean Cocteau e Man Ray, além de apresentar peças icônicas como o vestido “Skeleton” e o chapéu-sapato. Será também a primeira vez que a filial londrina da maison, ativa nos anos 1930, ganhará atenção especial em uma retrospectiva.
“A imaginação destemida e a visão radical de Elsa Schiaparelli redefiniram as fronteiras entre moda e arte. Esta exposição celebra sua influência duradoura por meio de colaborações icônicas com mestres do século 20 e uma fusão pioneira de criatividade e comércio. Com suas coleções incomparáveis, expertise em moda e design, alcance cultural e capacidade de unir tradição e inovação, o Victoria and Albert Museum oferece o cenário perfeito para apresentar seu legado ao lado das criações de Daniel Roseberry, que carregam o espírito surrealista de Schiaparelli adiante, borrando fronteiras com designs ousados e esculturais que homenageiam e reinventam sua visão para um novo século” relata Delphine Bellini, CEO da Schiaparelli.