
Coleção 001 – Foto: Divulgação
Pensada para o hotel Desa Potato Head, localizado em Bali, a coleção “001” faz parte da linha “Wasted” e foi desenvolvida pelo designer britânico Max Lamb. Nome reconhecido no design contemporâneo, Lamb criou móveis e objetos de décor a partir de resíduos do próprio hotel — que atualmente recicla 99,5% do lixo que produz. Lançada online no dia 4 de agosto, a coleção foi produzida em parceria com artesãos locais e inclui bowls e pratos de cerâmica, cadeiras de plástico HDPE, castiçais, ecobags feitas de lençóis descartados e uma poltrona de bambu reciclado.
As cerâmicas foram produzidas em Ubud, na Indonésia, valorizando um ciclo completamente focado no uso de mão de obra e materiais locais. Bitucas de cigarro, tubos de pasta de dente, tampas de garrafa, óleo de cozinha, vidro quebrado e pétalas de calêndula — reaproveitadas de cerimônias do hotel para tingir alguns objetos — foram alguns dos materiais utilizados. A coleção é resultado de pesquisas do Community Waste Project, projeto desenvolvido pelo Potato Head com a intenção de repensar o descarte de resíduos de forma inovadora, minimizando o desperdício na ilha.
A parceria com Max Lamb evidencia a importância de designers que exploram a materialidade também no âmbito sustentável. Alguns projetos do designer se destacam por valorizar o caráter estético dos materiais, explorando suas texturas, imperfeições e seu potencial de reaproveitamento.
Na exibição “Box”, realizada em 2023 na Gallery Fumi, o designer ressaltou o foco no material como ponto de partida para o design. Na ocasião, 33 móveis foram produzidos a partir de descartes de papelão provenientes de seu próprio estúdio. A mesma abordagem acontece na parceria com o Potato Head: ao destacar os resíduos como matéria-prima, Lamb também cria certa consciência sobre a existência e a quantidade de lixo que a indústria da hospitalidade gera.