Allenia Dejesus usa full look C&A – Foto: Jonathan Zamora, com direção criativa Kleber Matheus, styling Giusepe Botelho, beleza Rafaela Siqueira, cabelo por Flávia Rocha, direção de arte Yasmin Klein, retoque Guilherme Nocera, coordenação Mariana Simon (KM Studio), produção executiva Zuca Hub, produtora responsável Claudia Nunes, produção de moda e assistentes de styling Laura Cavalcante e Victor Brandolin, assistentes de foto Jorge Escudeiro e Rhanyel Ferraz, assistente de beleza Raquel Caeiro, assistentes de produção Caio Nogueira e Junior Costa, camareira Priscila Dreger, manicure Milena Alessandra

*BAZAAR Apresenta

Muito se fala sobre o impacto comercial e industrial da moda – mas o que se sabe sobre o efeito que ela provoca na vida e na autoestima de quem a veste? Com essa pergunta em mente, a C&A, em parceria com a empresa de pesquisas Box1824, promoveu o estudo “Quem Encontra o Look, Sente”, que joga luz sobre o papel do estilo como um agente de expressão pessoal. O objetivo da marca foi, por meio de análises de comportamento online, entrevistas com especialistas e conversas com mulheres de diferentes estilos, idades, corpos e regiões do País, mapear os padrões emocionais que transformam o ato de se vestir em um gatilho de confiança. “Para a C&A, a moda sempre foi mais do que roupa: é uma linguagem poderosa de identidade e expressão. A pesquisa nasceu como forma de aprofundar essa visão e dar dimensão ao instante simbólico do provador”, explica Cecília Preto Alexandre, CMO da rede varejista.

Ao longo da pesquisa inédita, foram mapeadas sensações de euforia, fascínio, vigor, conforto e acolhimento, mas, principalmente, avaliou-se a questão da autoestima. Da vitrine ao guarda-roupa, a potência das peças é tanta que funciona quase como um botão de ativação, capaz de despertar coragem e vitalidade, seja para ocasiões especiais como cotidianas. Em outras palavras, nada como um bom look para salvar o seu humor em um dia chuvoso ou acalmar o nervosismo às vésperas de uma reunião importante. Com o resultado em mãos, a C&A apresenta sua nova campanha: Quem Encontra o Look, Sente”. “Descobrimos que o ‘encontro com o look perfeito’ é íntimo, transformador e acontece em camadas. Começa na vitrine ou no anúncio, passa pelo provador e se renova no uso cotidiano”, reforça Cecilia. Todo o resultado se traduz nas ruas e feeds com uma campanha que retrata histórias de mulheres reais e que traz o jeans como símbolo do encontro com o visual ideal. “O jeans e a C&A Brasil têm uma conexão de longa data. São duas forças democráticas, atemporais e carregadas de paixão, presentes no guarda-roupa de toda mulher brasileira. A pesquisa mostrou que, até mesmo as clientes mais inseguras, se sentem confortáveis para ousar no seu denim. Ele funciona quase como uma porta de entrada para o universo da moda, um território sem erros”, afirma João Souza, diretor comercial e de produto da C&A, sobre a peça que também protagoniza este editorial da BAZAAR.

Mas, a pesquisa não influencia apenas a comunicação da marca: envolve a jornada completa da consumidora. “Ela reforça algo que já está presente há anos em nosso processo criativo: a preocupação em oferecer uma moda inclusiva e democrática, que abrace diferentes corpos, identidades e estilos. Na nossa nova loja-conceito batizada Energia, no Shopping Center Norte (em São Paulo), estamos ampliando o acesso à informação e à experimentação: oferecemos mais conteúdo, fotos e detalhes dos produtos para que a cliente compreenda que peças a valorizam”, revela Souza. Ao incorporar a descoberta de que a C&A não apenas vende roupas, mas cria experiências, a marca reforça seu reposicionamento adotado em 2024. Não basta ser reconhecida apenas pela moda que oferece, mas pelo impacto positivo que causa na vida das pessoas. Que esse novo momento seja, ainda mais, sobre pertencimento e confiança.