Fauna

Maribel Aldaco e David Castro – Foto: Reprodução/Instagram

Praias deslumbrantes, montanhas áridas, desertos de cactos, campos de golfe e desfiles de baleias. Terra de contrastes, a Baixa Califórnia, no México, tem atraído, cada vez mais, turistas em busca de contato com a natureza, hotéis luxuosos, com referências pré-colombianas e espaços que valorizam materiais sensoriais, e bons vinhos. Mas não é de hoje que os foodies estão de olho no destino. O Vale de Guadalupe, região agrícola no município de Ensenada, oferece a mais importante produção de vinhos mexicanos – o microclima único, influenciado tanto pelo Oceano Pacífico quanto pela altitude, permite o cultivo de uma variedade significativa de uvas, incluindo clássicas para vinhos tintos, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo, e brancos como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Chenin Blanc. Entre as vinícolas que valem a visita, está Bruma, onde a enóloga Lulú Martínez Ojeda oferece blends divertidos e ousados. É nela que você vai encontrar o Fauna – restaurante comandado por David Castro Hussong e a patissier Maribel Aldaco.

O chef aposta em menus sazonais e experimentais, mas não deixa o conceito virar protagonista. Quem se sobressai, aqui, é o sabor, reconhecível e, ao mesmo tempo surpreendente. O mix de textura, temperatura, acidez e salinidade equilibra e valoriza cada um dos ingredientes locais. As águas geladas do Pacífico oferecem uma variedade impressionante de peixes, mariscos, moluscos, mexilhões, ostras, polvos e ovas de ouriço que se destacam no menu. Mas os vegetais também ganham espaço nobre – brócolis defumado, alface e tomates assados, abóbora ou cogumelos carnudos são servidos com molhos e emulsões repletos de umami.

As carnes desmancham na boca pela qualidade e horas de preparo e chegam à mesa com temperos elegantes sem perder a personalidade. O ceviche servido na manteiga carbonizada e com tortilhas de farinha (mais comum nessa região do que as de milho) já viraram assinatura do chef, assim como os legumes e as hortaliças levados ao fogo.

As sobremesas da Maribel conquistam pela delicadeza. Como uma boa mexicana, ela explora o cacau em diversas receitas – começou uma produção própria e o que falta é comprado no sul do país. Vale provar o semifredo de mel e o churro, que pode vir com goiabada ou doce de leite. Reserva feita?