Confira quatro tendências das passarelas que exigem a malhação em dia:
1. Top curtinho
Os top curtinhos, febre nos 80’s e 90’s, estão de volta. E, mesmo acompanhados de cintura altíssima, não podem nem passar pelo provador de quem tem barriguinha e estômago avantajado. O remédio? Entrar na maratona de exercícios elaborados pelo personal trainer Marcelo Bráz, da First, que garante mais firmeza para a região em 15 dias. “Combine um cardápio equilibrado a uma hora diária de aeróbicos, como esteira, corrida ou bicicleta. A ideia é gastar mais energia do que se consome. E, claro, faça abdominais. Recomendo 4 a 6 séries de 20 movimentos em dias alternados. Como qualquer músculo, o abdome necessita de descanso.”
2. Braços à mostra
Deixar os bracinhos de fora combina com o verão e também revela aquela flacidez que acomete até as magrelas. Flavio Settani, do Espaço SettNandi, indica uma série simples de exercícios para você afinar e tonificar os braços em um mês. “Duas vezes por semana, faça três séries, de 12 repetições, levantando alteres para fortalecer os bíceps (fazendo a chamada rosca 45) e os tríceps (com séries conhecidas como pulley e tríceps francês).”

Marc Jacobs verão 2013, bola suíça Bayard e tapete Domyos Decathlon – Fotos: Reprodução/Harper’s Bazaar
3. Recorte sexy
Detalhes estratégicos transformaram o conceito de sexy atual. E podem acabar com a sua autoestima. Afinal, ninguém quer revelar os indefectíveis pneuzinhos laterais. Luiz Noboru, da Bodytech, ensina o passo a passo para se livrar deles, mas é preciso paciência, pois os resultados aparecem em três meses. “Esta parte do corpo tem uma musculatura muito fina e propensa a acumular gordura. Faça abdominais oblíquos: três séries de 15 repetições com um intervalo de 45 segundos entre elas.”
4. Míni
Até Marc Jacobs aposta em saias curtíssimas para o próximo verão e, para tanto, não há como disfarçar a falta de tônus. O professor Gustavo Berkhout, da Reebok Sports Club, ensina a dar um jeito nas coxas e nos glúteos em um mês: “Os agachamentos movimentam quase toda a musculatura da perna. Faça 20 repetições e até 3 séries com peso nas mãos ou sobre os ombros. Ou use uma bola suíça entre a parede e as costas e deslize como se estivesse sentando.”