
Backstage SPFW Foto: Renato de Cara
Nos anos 90, Roberto de Cara trocou a produção de moda pela escrita e pela fotografia — mas não qualquer fotografia. Seu olhar não buscava o clique certeiro da passarela, e sim o que acontecia ao redor: os detalhes, o calor do backstage, o intervalo entre a pose e o respiro. “Eu não fazia pitch, mas sim detalhes e backstages variados”, relembra. As imagens começaram em veículos como OnSpeed, World Fashion e o jornal do Morumbi Fashion. Depois, vieram os registros para The Journal, publicação diária que acompanhava o São Paulo Fashion Week e marcou uma geração de leitores e fotógrafos.
É dessa trajetória que nasce o livro recém-lançado Backstage SPFW — um projeto que Roberto e o ilustrador Felipe Jardim idealizavam há anos. “Retomar agora foi um privilégio e uma honra. É um orgulho poder ter esse acervo e botar no mundo”, conta. O livro, como define o próprio Paulo Borges, é um documento histórico: reúne fotografias que testemunham o nascimento e a consolidação da principal semana de moda da América Latina. Entre os rostos, estão modelos que depois se tornaram supermodels, como Gisele Bündchen e tantas outras ainda em início de carreira.
Algumas imagens ficaram de fora por questões de autorização — faxineiros, seguranças e figuras que compunham o cotidiano do evento, e que, para Roberto, ajudavam a construir a energia do lugar. Ainda assim, o livro carrega essa atmosfera nas entrelinhas: o gesto, o movimento, o improviso. A edição traz também depoimentos de amigos e colaboradores da época, como Herchcovitch, Zé Pedro, Augusto Mariotti, Michele Provence, Kleber Matheus, João Carrascoza e Graça Cabral, além de um texto de Paulo Borges.
“Fotografia é sobre desejo. Por que a gente fotografa? É o desejo de alguma coisa se materializar”, reflete Roberto. Nesse livro, o desejo se materializa em imagens que atravessam o tempo, servindo de convite para revisitar a história do São Paulo Fashion Week, não pelos holofotes, mas pelo que havia antes e depois do clique.